domingo, 4 de maio de 2008

Jaraguá do Sul



Olá pessoal! Alice postando...

Ontem o concerto foi mesmo lindo! Emocionante!
Tivemos bastante público e um astral muito gostoso, além de termos tido o privilégio de uma acústica maravilhosa.
Essas são algumas fotos que o Sérgio (Sesc) tirou pra gente. Valeu, Sérgio!



Essa cidade é uma graça, no meio das montanhas e tem um clima fresquinho, típico dessas regiões de montanha. Bom pra tomar chocolate quente depois do concerto! Huuummm!

São Bento e Jaraguá do Sul

(Leandro) Chegamos ontem em Jaraguá do Sul, depois de um ótimo concerto em São Bento do Sul e da despedida do nosso amigo João. Nestes dias de intensa convivência pudemos conversar sobre cultura e política e comparar as regiões onde vivemos. Não para nossa surpresa, as dificuldades são as mesmas e capacidade para superá-las depende sempre da criativa e 'estômago' de cada gestor. O João está fazendo um trabalho belíssimo no Sesc Joinville e cidades vizinhas.

Estamos viajando com uma equipe muito boa de iluminação. O pessoal chega antes nas cidades e providencia a estrutura, caso necessário. Ontem, aqui em Jaraguá, não foi necessário pois a cidade dispõe de uma estrutura incrível, o Centro Cultural da SCAR (Sociedade de Cultura e Arte). O Centro Cultural levou dez anos para ser construído. Foi feito, e é mantido, por empresários da região. A cidade, além de um Festival de Música de primeiríssima linha capitaneado pelo oboista Alex Klein, mantem uma programação artística intensa. A cidade tem três orquestras em funcionamento e nos próximas dias será encenada a ópera La Traviata. Imaginem só!

Tudo bem que a cidade tem a maior renda per capita do Estado de Santa Catarina, mas ainda assim é uma cidade média em tamanho e a municipalidade não dispõe de recursos para estes investimentos. É uma questão de consciência das forças produtivas da região de que o investimento em arte e educação traz desenvolvimento humano, fundamental para crescimento sólido do Estado. É um exemplo para todo o Brasil.

O concerto no teatro da SCAR foi ótimo. Casa cheia e público caloroso. A imprensa deu, mais uma vez, um espaço nobre para a Orquestra. Saímos na capa do jornal O Correio do Povo, o mais importante da cidade. Obrigado jornalistas e editores de cultura! O apoio de vocês é fundamental para que esta iniciativa seja um sucesso.

Hoje seguimos para Brusque para mais um concerto.