quarta-feira, 16 de julho de 2008

Mozart Vieira e os Meninos de São Caetano



Leandro Carvalho e Mozart Vieira

(Leandro) Conheci o maestro Mozart Vieira em Belo Jardim (PE). Vocês se lembram dos “Meninos de São Caetano”? Pois é, há 13 anos Mozart transformou a pequena e pobre cidade de São Caetano, esquecida no interior de Pernambuco, com sua orquestra de crianças. Ganhou fama nacional e internacional, e a Banda Sinfônica do Agreste, mais conhecida como Meninos de São Caetano, terminou por se apresentar nos melhores teatros do Brasil e de vários países europeus. A Orquestra constitui a parte mais visível de um projeto que também compreende a Fundação Música e Vida, na qual mais de 1.000 crianças recebem ensino musical e reforço escolar. A maior parte dos alunos da escola de música de Mozart foi nos prestigiar no concerto realizado em Belo Jardim.

A vida de Mozart transformou-se recentemente em filme. “Orquestra de Meninos” tem Murilo Rosa no papel principal e direção de Paulo Thiago. O filme estréia no segundo semestre em todo o Brasil. A história é baseada em fatos reais, ocorridos no agreste pernambucano, quando Mozart Vieira começou a formar uma orquestra com meninos da região (todos pobres e trabalhadores da roça), ganhando espaço na mídia, sendo, depois, envolvido em escândalos pelas oligarquias reinantes no interior pernambucano. Sua arte não era bem-vinda nem para os fazendeiros nem para os pais das crianças. É acusado de pedofilia e quase é preso, não fosse a ingerência de Dom Helder Câmara que mobilizou artistas de todo o País em defesa do maestro.

Mais imagens do concerto em Garanhuns (PE)



















Mais imagens do concerto em Belo Jardim (PE)





























Leandro Carvalho e Mozart Vieira

imagens de Recife













Garanhuns (PE)

(Leandro) Garanhuns faz jus ao apelido de ‘cidade das flores’. A cidade é cheia de praças, canteiros e jardins bem cuidados. Nos dias que passamos por lá estava frio e a espessa neblina cobria os bairros da cidade. Esse clima combinou com o Hotel do Sesc, rodeado por árvores e bichos soltos ... Isso mesmo! Pato, ganso, pavão, coelho, muitos deles, à vontade dentro da área do Sesc. Desta vez, nosso concerto aconteceu num lugar bastante interessante, uma antiga estação ferroviária transformada no Centro Cultural Luis Jardim (onde funciona também a Secretaria de Cultura do município). O público lotou o teatro e ouvimos dos técnicos do Sesc, mais uma vez, que este havia sido o maior público que o Sonora Brasil recebera. Ficamos felizes e honrados com o prestígio e esperamos ter contribuído para a ‘formação de ouvintes’ em Garanhuns.

Hoje, seguimos para Arcoverde.





Garanhuns (PE) - Teatro do Centro Cultural Luis Jardim







Belo Jardim (PE) - Igreja de São Pedro