segunda-feira, 12 de maio de 2008

Chapecó (SC)



Chapecó (SC)

(Leandro) Depois de São Miguel, duas horas de estrada para chegarmos a Chapecó. Cidade de médio porte que vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos. Um dos principais pólos indústriais de SC, a cidade sedia grandes empresas de alimentos. O concerto foi realizado no Clube Recreativo Chapecoense, uma estrutura que está prestes a ser reformada. Segundo o Guilherme, técnico do Sesc Chapecó, este seria o último concerto antes da reforma. O concerto foi um sucesso de público. Mais uma vez, em torno de 400 pessoas foram prestigiar a Orquestra do Estado de Mato Grosso. Público bonito, bem vestido, educado e extremamente caloroso. Envolveram-se com a música desde o primeiro acorde. Tocamos pela primeira vez a Ciranda das Sete Notas, onde brilhou o talento do fagotista Alexandre dos Santos.

Depois do concerto, convidamos o público para se aproximar do palco ou ir aos camarins para conversar com os músicos e com o maestro. Este é um momento sempre especial. Este contato com as pessoas é maravilhoso. Podemos saber mais sobre a cidade, sobre a realidade cultural que eles vivem e suas opiniões sobre nosso trabalho. Os comentários sobre a música de Villa-Lobos também são muito interessantes. Conversei muito com um senhor que dizia sobre a necessidade da construção de um grande centro de convenções em Chapecó e um grande teatro que pudesse receber orquestras e outros grupos artísticos com uma estrutura adequada. Ela me falou das orquestras que já existiram nesta região e o trabalho de alguns músicos da cidade neste sentido. Os músicos da Orquestra são sempre muito assediados pelo público, sempre ávido em saber mais sobre cada instrumento e sobre a formação de cada um. Hoje seguimos para Concórdia. Estou ansioso pois toquei no teatro da cidade, a convite da Sadia, há muitos anos e minhas lembranças são especiais. Vou rever amigos e visitar mais uma vez o Memorial Attilio Fontana. Foi lá que nasceu uma das maiores empresas brasileiras, a Sadia. A cidade é muito charmosa e tenho certeza que o concerto será especial.

São Miguel do Oeste (SC)

(Leandro) Chegamos ao extremo oeste de Santa Catarina na cidade de São Miguel do Oeste, a 60 km da fronteira com a Argentina. Cidade pequena, bem organizada e próspera. Vê-se claramente os sinais de riqueza pela imponência das casas, os ‘carrões’ e a organização do município. O Sesc atua em São Miguel há pouco mais de 6 meses e projetos como o Sonora Brasil contribuem enormemente para a formação de novas platéias. As pessoas estão começando a ter o hábito de frequentar concertos e outros tipos de apresentações artísticas.

O concerto foi realizado no auditório do Colégio São José. Tivemos um bom público, tendo em vista esta realidade, que se surpreendeu com o que viu. A música de Villa-Lobos não é ‘fácil’ mas, quando o público está com o coração aberto, se emociona e se identifica com ela. É preciso levá-la para todos. Democratizá-la e, quem sabe, até mesmo massificá-la! Imaginem só, massificar a música de Villa-Lobos. Teríamos um país diferente.

São Miguel do Oeste (SC)