sábado, 28 de junho de 2008

Boa Vista (RR)

(Leandro) Mais uma surpresa maravilhosa na região Norte do Brasil. Desta vez foi em Boa Vista, capital do Estado de Roraima. Localizada próxima da fronteira com a Guiana Inglesa (aproximadamente 90 km) e da Venezuela (150 km), ficamos impressionados com o planejamento urbanístico da cidade. Logo que chegamos, fomos almoçar às margens do Rio Branco, numa belíssima estrutura turística chamada de ‘orla’. Nas caminhadas pelas redondezas, a educação no trânsito também chamou a atenção: os motoristas param para as pessoas atravessarem a rua na faixa de pedestres. Incrível!

Fomos muito bem recebidos pela Karla, coordenadora de cultura do Sesc, que desde o início mostrou-se segura e ‘senhora’ da situação. Logo recebi a agenda de entrevistas para a imprensa e as informações logísticas sobre os trabalhos na cidade. O pouco tempo que permanecemos na cidade foi suficiente para utilizarmos praticamente todos os canais disponíveis. Ressalto aqui duas entrevistas que dei para as rádios ‘Roraima’, para o Gilberto, e para a 94 FM Tropical, no programa ’30 minutos com Consuelo Oliveira’. Fiquei impressionadíssimo com a inteligência, preparo e cultura geral destes jornalistas. Um nível de diálogo altíssimo, refinado, abordando temas interessantes e polêmicos. Seriedade e profissionalismo poucas vezes vistos na impresa brasileira. E estamos falando de rádios comerciais!

A Rede Globo fez uma cobertura antes, durante e depois do concerto! Hoje, quando chegamos no aeroporto para embarcar para Manaus, estava passando na televisão, no jornal RRTV primeira edição, uma bela matéria sobre o concerto da Orquestra em Rio Branco. Fantástico! Para completar, ainda hoje, pela manhã, no dia seguinte ao concerto, fui ao programa de rádio do Paulo, também diretor de cultura do Sesc, para fazer um ‘balanço’ sobre o concerto da noite anterior. È assim que se trabalha! Parabéns!

O trabalho de comunicação do Sesc foi excelente, expandindo sua atuação através de estratégias pouco comuns. Além do corpo a corpo com jornais impressos, rádios e TVs (com ótimo resultado), a equipe se organizou para telefonar para um longo cadastro convidando cada pessoa. Esta lista inclui pessoas influentes que estão numa posição de mobilizar a comunidade, espalhando a notícia e reproduzindo o convite. Foram impressos cartazes e filipetas que, nitidamente, estavam bem distribuídos em locais estratégicos.

O Palácio das Artes lotou na noite de sexta-feira. Vejam que o “Arraial das Três Nações”, a maior festa popular do Estado de Roraima, que atrai diariamente mais de 30 mil pessoas, estava no seu penúltimo dia e em nada prejudicou o espaço do Sonora Brasil na imprensa, nem o fluxo de pessoas ao teatro. Digo isso por que acabo de ouvir aqui em Manaus, onde acabamos de chegar, que a Festa de Parintins (municipio distante ‘uma hora de barco’ de Manaus) impede que a imprensa dê maior espaço ao Sonora Brasil e que, eventualmente, isso prejudique o interesse do público pelo concerto que faremos amanhã. Já estou preocupado ...

Voltando à Boa Vista, quase 1.000 pessoas foram ao Teatro, sendo que muitas delas, infelizmente, não conseguiram entrar e acabaram voltando para casa ou ‘ouvindo’ o concerto do lado de fora. Tivemos a honra em ter o presidente da FECOMERCIO de RR fazendo o disurso de abertura do concerto. A energia do público estava intensa e, como sempre, isso acaba contagiando a Orquestra. O concerto foi ótimo e o público se emocionou. Depois do bis, um grande número de pessoas subindo no palco para conhecer os músicos da Orquestra mais perto. Conhecemos pessoas interessantes e ouvimos coisas positivas sobre o desenvolvimento do Estado, especialmente na área cultural e educacional.

Parabéns a Karla e toda sua equipe. O trabalho que vocês desenvolveram foi excelente. Desejamos sucesso nas outras etapas do Sonora Brasil!

Palácio da Cultura - Boa Vista (RR)

Concerto em Macapá (Amapá)

Para a Orquestra do Estado de Mato Grosso foi uma grande satisfação apresentar um concerto para o público Amapaense, que realmente foi ao teatro com a única intenção de ouvir música, fomos completamente envolvidos pela energia e pelo calor do público local propiciando a nós a realização de um exelente concerto. Parabéns ao público Amapaense, por saber apreciar e valorizar nosso concerto, parabéns ao produtor local (Bebeto) e a sua equipe que brilhantemente nos serviram durante nossa passagem pela cidade. Deixo aqui meus incentivos ao governo local para a criação de uma orquestra profissional na cidade, de uma ótima escola de música pois acredito que a Música pode ser uma exelente forma de inclusão social e pode estar presente com grande força na educação básica de uma criança, alem de poder divulgar e difundir a cultura musical da região. Um teatro de grande porte o Amapá ja tem, um público espetacular que sabe apreciar e valorizar música o Amapá também ja tem.. entao o que ainda esta faltando sem dúvidas é o Governo local presentear a sociedade com uma orquestra, e com uma gama de atividades culturais ainda maior do que a ja existente nesta cidade..



Luciano Pontes-spalla - ORQUESTRA DO ESTADO DE MATO GROSSO