sexta-feira, 9 de maio de 2008

Revendo Familiares


Olá a todos! Somente agora que tivemos nossa primeira noite de folga, eu consegui arrumar um tempinho para postar alguma coisa. A Viagem está sendo boa, porém, para mim que sou casado, é sempre dificil ficar longe da familia. Mas por outro lado, as vezes é possível encontrar parentes e pessoas queridas que a tempos não víamos. Talvez por causa da correria do dia a dia, nem sempre conseguimos visitar parentes que moram distante (esse país é enorme, diga-se de passagem).
Quando chegamos a Joinville, SC, pude reencontrar minha irmã Thais, e ainda conhecer a belíssima familia que ela constituiu (Rafaela e Márcio).
Além de ficar muito feliz pelo reencontro, foi também uma oportunidade para ela conhecer um pouquinho da minha profissão (poucas pessoas sabem como é a vida de uma pessoa que vive dedicada profissionalmente à musica de concerto).
Acho que algumas pessoas devem se perguntar: "o que faz um músico de orquestra ? ou como é o dia a dia dele?, "ele so toca la na hora do concerto? Qual a importância dessa profissão? Quanto tempo demora pra se tornar um músico profisinal?"etc..
Boas perguntas! Que os músicos precisam se dedicar ao estudo diário, frequentar conservatórios e escolas de musica durante muitos anos, fazer muuuitas escalas e técnicas nem sempre agradáveis aos ouvidos e aos vizinhos, ler bastante, etc e etc, todo mundo já sabe. porém existe uma outra parte está sendo descoberta agora, pelo menos por mim. A parte super importante que o poeta cantou com muita razão: ..." Todo artista tem de ir aonde o povo está"...
Deixo meus cumprimentos a toda minha familia, a todas as pessoas que teremos contato ao longo do caminho e um beijo especial muito saudoso a minha queira esposa Larissa Paggioli!

João Paulo (Violinista)

Turnè

(P.Visockas) - Hoje estamos em Xanxerê, interior de SC. Confesso estar bem feliz com a temperatura por aqui, afinal, como interiorano paulista e depois residente do Rio de Janeiro, o frio não é uma coisa muito comum para mim.
Deixando de lado essa parte de temperaturas, ontem foi o primeiro dia de descanço nosso. Confesso que foi até um pouco estranho. Eram 20h e eu não estava de terno em nenhum teatro/auditório. Mas isso foi muito bom pra nós descansarmos e revigorarmos as energias.

Os concertos estão indo num bom caminho. O maestro Leandro, desde o primeiro concerto está regendo de cor, e indo muito bem mesmo com alguns imprevistos (ficar preso fora do teatro momentos antes do concerto começar!). Estamos nos soltando mais e curtindo mais. Desse jeito, a turnè será melhor do que esperavamos.

Comentando mais uma vez o que o Zévang já disse anteriormente, tivemos muita sorte com o motorista aqui de SC. É o seu Hélio. Impressiona como ele é profissional, amigo e como ele nos ajuda! Sempre vai dar uma mão para o Alex montar o set de percussão, ajuda o Carlão no transporte do Baixo e fora isso, ele é muito simpático. E claro, ótimo motorista! Até brincamos entre os músicos da orquestra, dizendo que ele é um motorista nível "Filarmônica de Berlim" fazendo referencia a grande orquestra alemã.

Muitas pessoas nos dizem "Mas como é viver cada dia numa cidade diferente?" Minha resposta é "Ótimo!" Conhecemos muita gente e estamos tendo uma ótima recepção nas cidades que fomos. Em São Bento do Sul, almoçamos num restaurante antigo (há 26 anos na praça) o qual o dono do estabelecimento foi muito simpático conosco. Contou histórias do local, nos recomendou uma comida da cidade e ainda nos queria presentear com canecos da festa que acontece lá em SBS, a "Schlachtfest". Ainda em SBS, ficamos num hotel maravilhoso, de fundação de 1920, o qual tinha um café da manhã que é referencia em SC, e de quebra, um dos proprietários do hotel, a senhora Carla, nos presenteou com chocolates de uma fábrica local (e são ótimos os chocolates!). Ah, o nome do hotel é "Stelter".
Mas isso foi só em São Bento.Depois teve muitas outras coisas boas em outras cidades de SC.
Bem... como diria alguns integrantes da orquestra "Isso é Santa Catarina!"

E estamos somente no primeiro estado dos 22 que abrangerão essa viagem.
Ótimo começo!

Isso é Santa Catarina !!!

(Carlos Gomes)Gente bonita, povo educado, cidades limpas, público acolhedor, essa é a tônica desse estado maravilhoso. Depois de um grande concerto na cidade de Blumenau no belíssimo teatro Carlos Gomes (também com esse nome), e de um público altamente receptivo em Rio do Sul, hoje é a vez de Xenxerê, cidade de nome especial e clima especialmente frio. Pelo que vimos ontem no Boliche-Sinuca-Karaokê (o qual não lembro o nome) parece também ter um público interessante, e digamos, mulheres muito bonitas. Aliás, fica aqui uma menção honrosa ao "Fagner" do João, e ao "Mamonas Assassinas" cantado pelo Pedro e Cadu, ontem à noite.
Hoje, provavelmente faremos a segunda audição da Bachiana 9, obra de grande exigência técnica e concentração dentro do repertório de cordas, e também a Bachiana 4 e as Danças Africanas. Quanto mais tocamos, mais criamos intimidade com o repertório e aos poucos vamos nos preparando para a importante gravação no Riiiiiiiiiiio (deixo aqui um abração ao Seu Francissssssssssssssco).

P.S. - Quero mais uma vez deixar o meu agradecimento especial ao motorista Hélio (o Filarmônico de Berlim da direção), por toda a sua ajuda no transporte da caixa do contrabaixo e do material de percussão. Valeu Helião, muito obrigado mesmo, você deixará saudades, oxalá você possa estar conosco no Paraná também !!!
Rumo a Jequié!!!!!!!!!!!!!!

huahuahuaahuahuahua.. Que reservatório hein??

Grandes Concertos em Blumenau e em Rio do Sul



Os concertos da Orquestra do Estado de Mato Grosso em Blumenau e em Rio do Sul foram um grande sucesso, a orquestra se apresentou com um nível musical muito alto nestas duas cidades, sem dúvidas foram os dois melhores concertos da Orquestra na turné ate agora, e sem esquecer da grande quantitade de público que nos assistiu nestes lugares, eu estava sempre comentando com meu grande amigo violinista e companheiro de hospedagem (Willian Isaac)que estava faltando ainda um concerto onde a platéia levantasse eufórica nos aplaudindo, e isto aconteceu nestes dois concertos, principalmente ao final do Bis que sempre estamos apresentando nas cidades do sul. O teatro Carlos Gomes em Blumenau é simplesmente maravilhoso, ideal para música de concerto. A orquestra esta em uma grande crescente musical neste inicio de turné, e temos certeza que concertos memoráveis ainda estâo por vir.

LUCIANO PONTES
(Concertmaster-Orquestra do Estado de Mato Grosso)