sexta-feira, 11 de julho de 2008

Recife (PE) Igreja da Madre de Deus


















David Gardner (Recife)


Leda Alves e Leandro Carvalho (Recife)


Aulas de Lutheria

Jorge Moura postando...
Olá estamos em Recife, após um dias de exaustiva gravação e volto a postar depois de vários dias passando por hoteis onde infelizmente o acesso a net era muito caro e o tempo cada vez mais curto com ensaios para a gravação. E justamente agora que achei uma lan perto do hotel esqueci a camera haha mas tudo bem, queria apenas falar sobre uma experiência interessante que estou tendo nesta segunda metade da viagem.

Nosso companheiro Joselito, além de violinista sempre se interessou por lutheria (profissão de quem faz instrumentos musicais)e, embora me disse que ultimamente não estava atuando como luthier continua se dedicando quando possível até mesmo na manutenção do seu próprio violino.
Conversando com ele perguntei se poderia me ensinar umas coisas básicas para que eu pudesse ajudar meus alunos do Projeto Ciranda, onde dou aula de violino, pois eu mesmo sempre tive problemas com instrumentos ruins ou mal regulados que sempre dificultam o aprendizado e as vezes impossibilitam o aluno a tirar um som realmente bonito do instrumento. Já vi meus alunos tocando com instrumentos empenados, com arcos empenados, crinas ruins, cavaletes tortos ou super grossos e ate vi alguns casos de estandartes de violino que simplesmente rachavam no meio sem esforço algum apenas pela pressão comum das cordas sobre ele.
Tudo isso seria mais simples se em Cuiabá tivessemos o serviço de lutheria e não tivéssemos que mandar nosso intrumento para outros estados para sua manutenção ou reparo como sempre tenho que fazer, gastando horrores para isso.

Joselito entao revelou-se um ótimo professor e ja me deu algumas ótmias aulas de como ajustar alma do violino, pestana, limpeza e principalmente como arrumar o cavalete do violino que é a peça de madeira que sustenta as cordas. Aliás, fiz meu primeiro cavalete com um bruto que comprei em Joãoi Pessoa e ja estou usando-o no meu violino desde então. Posso ter cometido alguns errinhos que o Joselito pacientemente corrigiu mas ainda ficou ótimo e melhor que o meu antigo que estava rachando.
De qualquer forma estou escrevendo para agradecer ao Joselito pela amizade e paciencia e espero continuar aprendendo mesmo depois da turne pois poderei ajudar meus alunos prinicpalmente com os cavaletes horriveis que encontramos nos instrumentos iniciantes em Cuiabá. Além disso as aulas me distraem um bocado, pois apesar de estarmos em uma região linda, com praias e termos feito concertos memoráveis como o que fizemos com o trio Carroça de mamulengo a saudade da minha noiva Carolyne, da família e de Cuiabá esta batendo cada vez mais forte. Valeu Zelito.