quinta-feira, 3 de julho de 2008

Fotos - Sobral/CE

Vista noturna da fonte na entrada do Teatro da Ecoa







Vista noturna do parque na Beira Rio nas proximidades do Teatro da Ecoa







Postado por Luciano Pontes-spalla / ORQUESTRA DO ESTADO DE MT

Concertos em Sobral e Iguatu

Sobral juntamente com Juazeiro e Crato, fazem o trio de cidades mais importantes do estado do Ceará, esta cidade é banhada pelo Rio Acaraú, e está localizada a 238 Km de Fortaleza, nosso concerto nesta cidade aconteceu no teatro da Ecoa que fica em um bonito lugar na beira rio, embora o teatro nao estava lotado, quem esteve por la pôde aprecisar a bela Música do grande Vila Lobos. Parabéns ao povo de Sobral pela bonita e organizada cidade!!!



A cidade de Iguatú situa-se no sertão central Cearense, Iguatú é uma cidade cercada por inúmeros lagos, e ela é banhada pelo pomposo Rio Jaguaribe.Nosso concerto nesta cidade aconteceu no auditório do Sesc local que estava quase cheio, aparentemente percebemos uma platéia um pouco fria, mas na verdade ela esta muito concentrada no concerto e sempre nos aplaudia com um calor muito especial, o que nos propiciou a possibilidade de realizar um exelente concero para o povo de Iguatú, mesmo com uma situação adversa encontrada pela OEMT, pois tivemos que fazer mais uma daquelas viajens longas e hiper cansativas de 07 horas de duraçao entre Sobral e Iguatú e ainda ter que enfrentar o palco no mesmo dia ... ... ...
Este concerto foi dedicado a um cidadão muito ilustre nascido na cidade no inicio do sec. passado... nosso grande e imortal MAESTRO ELEAZAR DE CARVALHO!! Que tanto contribuiu para nosso país, para o estado do Ceará, e para a música de Vila Lobos.. Viva nosso imortal MAESTRO ELEAZAR!!



LUCIANO PONTES-Spalla - Orquestra do Estado de Mato Grosso

Iguatu (CE) Teatro do Sesc



Iguatu (CE)

Iguatu (CE) Homenagem ao grande maestro Eleazar de Carvalho

(Leandro) Acabamos de fazer um concerto muito emocionante em Iguatu, dedicado à memoria do grande maestro Eleazar de Carvalho. A cidade é berço de grandes nomes da música brasileira como Humberto Teixeira e Evaldo Gouveia. Eleazar nasceu em Iguatu em 1912. A história de sua vida é repleta de sucessos e passagens cômicas, graças ao seu temperamento forte e, muitas vezes, irônico. Seu ingresso no mundo da música é lembrado ainda hoje pelos habitantes da sua cidade natal: ao reparar que os músicos da banda (quando servia à Marinha) tinham uma refeição melhor que os demais, não exitou em perguntar se havia vaga para mais um músico. Assim ele começou sua carreira como tubista! Dalí, conquistou o mundo, regendo importantes orquestras e recebendo inúmeros titulos honoris causa.

Villa-Lobos foi importante no início da vida profissional de Eleazar, escrevendo cartas de recomendação que endossaram o enorme talento deste cearense. Muitos anos depois, o próprio Eleazar foi também importante para a divulgação da obra de Villa-Lobos, sendo responsável por várias estréias e gravações.

Tive o privilégio de conviver com Eleazar desde minha infância até sua morte. A amizade de meus pais com o maestro e sua esposa Sônia Muniz, renomada pianista, se intensificou em função dos filhos: Sergei e eu estudamos juntos até a terceira série do primário, morávamos muito próximos e nascemos com poucos dias de diferença. Éramos como irmãos. Naquela época, nunca imaginei que me tornaria músico, muito menos maestro, e muito menos ainda que faria um concerto com a Orquestra do Estado de Mato Grosso em Iguatu. Eleazar foi muito importante na minha profissional tendo me convidado para ser solista da OSESP, quando era seu diretor artístico e eu tinha apenas 14 anos. Logo depois, foi graças a ele que cheguei até Turibio Santos, grande violonista e a pessoa mais importante em minha profissional. A convivência com Turibio foi marcante para a formação do meu caráter como homem e como artista.

Iguatu está bem desenvolvida e hoje conta com uma escola de música pública e a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, semestes plantadas por Sônia em parceria com a Prefeitura, Sesc e outras instituições locais. A Orquestra é composta por jovens entre 15 e 18 anos e regida pelo maestro José Carlos Mota Junior. Tem objetivo de estimular e descobrir novos talentos que terão muito mais oportunidades de crescimento que o próprio Eleazar. Fiquei impressionado ao chegar na cidade e ver um enorme outdoor com a foto da Orquestra! Ela é motivo de orgulho e contribui para a manutenção da memória deste grande brasileiro.

Amanhã de manhã seguimos para Juazeiro do Norte (CE).

Sobral (CE)

(Leandro) Ontem nos apresentamos em Sobral (CE) no teatro da ECOA, uma espécie de complexo cultural nas margens no rio Acaraú. A cidade é a segunda mais importante do Estado e o berço da família Gomes, três irmãos que se destacaram na vida pública brasileira. Ciro foi Governador e prefeito de Fortaleza. Cid foi prefeito de Sobral por 8 anos e é o atual Governador. É terra também de Belchior e Renato Aragão, além de ser o município brasileiro com o maior número de sismos registrados.

Sobral tem uma escola de música pública com mais de 700 alunos! O teatro São José, que fica na praça central onde também está a escola, foi restaurado recentemente e está muito bonito. Sobral é agradável, tem várias praças bem arborizadas e um ‘passeio’ público às margens do rio, que traz qualidade de vida à população. Voltaremos para cá em outubro, quando nos apresentaremos no teatro São José dentro do projeto “Concertos pelo Brasil”, em comemoração aos 90 anos do Grupo Votorantim, um dos principais patrocinadores da Orquestra do Estado de Mato Grosso.

Saúúúúúde ao Pedro!!!

Saúde é o que desejamos ao nosso ilustríssimo colega Pedro. ''Você faz muita falta aqui entre nós na OEMT, estamos todos anciosos e aguardando a sua plena recuperação, pois voce é um membro muito importante deste corpo chamado Orquestra do Estado de Mato Grosso. Então estamos anciosos pela sua chegada para que juntos possamos concluir esta desafiante empreitada que juntos começamos la no Rio de Janeiro, naquela tarde onde apresentamos aquele concerto didático.. RUMO A SALVADOR PEDRÃO!!! ''




LUCIANO PONTES-Spalla - Orquestra do Estado de Matro Grosso