quinta-feira, 17 de julho de 2008

Comentário especial

Olá, sou professora do SESC e como comentei abaixo no blog sobre o quanto fiquei feliz em proporcionar aos meus filhos assistir ao concerto. Estou enviando três fotos que representam o momento único aos meus filhos. Obrigado e sucesso a todos!

Divaniedja Guerra Duda de Abreu
divaniedjaduda@hotmail.com





Arcoverde (PE)

(Leandro) Fazia um frio de 17 graus em Arcoverde, sertão do Moxotó, Pernambuco. A chuva fina que atravessara o dia não dava trégua e parecia desencorajar as pessoas a saírem de casa. Perguntei ao Zevang “Você acha que vai aparecer alguém?” Tranquilo, como se soubesse o que nos aguardava, respondeu “Você vai ver”. O concerto da Orquestra do Estado de Mato Grosso em Arcoverde aconteceu no auditório do Colégio Cardeal Arcoverde. O teatro do Sesc está em reforma e a cidade não dispunha, aparentemente, de outra opção. As 19:00 as pessoas começaram a chegar e não pararam mais. Tivemos que improvisar um espaço atrás da Orquestra, onde foi nosso camarim, para acomodar as pessoas mais velhas. Muitos ficaram em pé ou permaneceram do lado de fora ouvindo os sons que vinham do auditório. O público ficou embevecido com a música de Villa-Lobos. Silêncio e concentração total de pessoas que, em sua maioria, nunca viram uma orquestra. Assim, o Sonora Brasil e a Orquestra do Estado de Mato Grosso vem cumprindo seu papel Brasil adentro, ‘botando a mão na massa’ e dando a oportunidade para brasileiros de todas as idades, raças e condição financeira usufruirem a arte a qual tem direito. E nós, como artistas e cidadãos, em muitos sentidos, não fazemos mais do que nossa obrigação .

Curiosidades: Conhecida como porta de entrada do sertão pernambucano, Arcoverde tem uma vida cultural muito interessante. Terra do “samba de coco”, tem nos grupos “Irmãs Lopes” e “Raízes de Arcoverde” seus maiores expoentes. A cidade também deu origem ao grupo “Cordel do Fogo Encantado” e a “Orquestra Super Oara”, além de várias bandas de forró conhecidas em todo o Nordeste, como a Noda de Caju.