sexta-feira, 6 de junho de 2008

Pronunciamento

(Leandro) Na última quarta-feira, dia 05 de junho, o Deputado Federal Wellington Fagundes (PR-MT) fez um pronunciamento na Câmara dos Deputados em Brasília, reconhecendo o trabalho da Orquestra do Estado de Mato Grosso. Em nome de todos os músicos e equipe administrativa, agradeço e desejo sucesso e saúde ao nobre parlamentar.

Abaixo segue o pronunciamento na íntegra.

Senhor presidente,

Senhores deputados,

Uso esta tribuna para registrar, com muita satisfação, o sucesso da Orquestra do Estado de Mato Grosso, que realiza este ano uma turnê por todo o Brasil dentro do Projeto Sonora Brasil, do Sesc Nacional. São 78 cidades e 22 estados brasileiros que estão conhecendo a qualidade dos músicos mato-grossenses. A turnê começou em 28 de abril passado e, durante 96 dias, a Orquestra apresentará ao Brasil composições de Heitor Villa-Lobos, em adaptações e regência do maestro Leandro Carvalho.

A turnê marca um ano importante para a Orquestra do Estado de Mato Grosso que, em 2008, deverá realizar 142 concertos, sendo 90 deles fora do estado. Será uma oportunidade para divulgar Mato Grosso e também a nossa capacidade musical.

Criada em 2005, numa iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, em parceria com o Ministério da Cultura e empresas privadas de diversos segmentos, a Orquestra do Estado de Mato Grosso reúne músicos profissionais de várias partes do mundo e de diversos estados brasileiros que se mudaram para Cuiabá. O grupo dispõe de um "naipe" de violas de cocho, sendo a única Orquestra do país a incluir instrumentos 'populares' em seu instrumental permanente.

No ano passado, realizou 102 concertos para um público de mais de 150.000 pessoas em 14 cidades do interior de Mato Grosso e 40 escolas da rede pública e privada de Cuiabá, Várzea Grande e Nobres.

Ainda no ano passado, a Orquestra recebeu maestros e solistas convidados de renome internacional, gravou seu 2° DVD a convite do Instituto Itaú Cultural, em São Paulo, criou a 'Orquestra Jovem do Estado', ofereceu 3.040 horas de aula gratuitas para jovens de baixa renda em parceria com o Projeto Ciranda (Ponto de Cultura vencedor do Prêmio Escola Viva 2007) e oficinas de capacitação para 200 professores da rede pública, gerando 30 empregos diretos e mais de 50 indiretos.

Agora, viaja o Brasil mostrando a qualidade de seus músicos com uma programação impecável, encantando o público e recebendo elogios por onde passa.

E o ano de 2008 parece mesmo ser o do reconhecimento dessa Orquestra. Além dos concertos do projeto Sonora Brasil, a Orquestra do Estado de Mato Grosso fará turnê comemorativa aos 90 anos do Grupo Votorantim no período de 28 de agosto a 1° de novembro, o grupo tocará obras de Stravinsky e de compositores brasileiros em quinze cidades do Nordeste numa demonstração do reconhecimento da qualidade dessa Orquestra

Daqui, desta tribuna, parabenizo o maestro Leandro Carvalho e todos os músicos. Mato Grosso está orgulhoso.

É o que tinha a dizer.

Anjo da Guarda II

A matéria anterior faz menção ao nosso motorista nessa jornada gaúcha, no RS, Sr. Jorge, figura de grande cultura e nosso novo anjo da guarda. Vale ressaltar sua dedicação, profissionalismo e excelente humor, sempre nos tratando e às nossas coisas com esmero e carinho (por Zevang).