domingo, 8 de junho de 2008

Rio Grande de Norte a Sul

(Leandro) Concluímos ontem o roteiro sul do Sonora Brasil com um concerto muito especial no Teatro Sete de Abril. Mais de 500 pessoas lotaram o teatro numa noite fria e chuvosa de sábado para assistir a Orquestra do Estado de Mato Grosso tocar obras de Villa-Lobos. A energia do público reanimou o grupo que passou por uma viagem de mais de 9 horas de Passo Fundo a Pelotas. Chegamos em cima da hora do concerto, mal tivemos tempo para tomar banho e nos prepararmos. O diretor do Sesc Pelotas, Sr. Luis Fernando Parada, e sua equipe, se empenhou pessoalmente para deixar todas as condições técnicas resolvidas de modo a agilizar as coisas. Quando chegamos no teatro, fomos tomados pela mágica do lugar e esquecemos as agruras da viagem.

Todos nos falavam dos dias áureos que Pelotas viveu no passado, quando enviava charque para todo o Brasil, sendo uma das mais ricas e importantes cidades do Rio Grande do Sul. A cidade era também um importante centro cultural, tendo recebido os mais importantes nomes da música de concerto do mundo que, em turnê pela América do Sul, incluíam Pelotas em seus roteiros. Ainda hoje Pelotas tem uma população acostumada a frequentar teatros e assistir bons espetáculos. O Teatro Sete de Abril foi inaugurado em 1833 e é hoje o mais antigo teatro brasileiro em funcionamento. Tem uma história muito especial e já recebeu várias visitas imperiais como em 1846, quando o Imperador Don Pedro II e a Imperatriz “foram aclamados e a corte ceiou no salão do teatro durante o intervalo do primeiro e segundo atos”.

Chegamos logo no segundo dia da Fenadoce, uma festa dedicada aos deliciosos doces tradicionais da cidade, herança da colonização portuguesa. Este foi o ponto mais ao sul que a Orquestra visitou. Mais um pouco, chegaríamos ao município de Chuí, extremo sul do Brasil.

Obrigado público pelotense pelo carinho e receptividade calorosa. Esperamos retornar outras vezes.

Hoje é domingo, viajamos mais 5 horas de Pelotas à Porto Alegre. Amanhã pegaremos um voô para Vitória, no Espírito Santo. Teremos dois concertos na terça-feira, um didático pela tarde e outro oficial, à noite. Depois, iniciamos o roteiro nos estados do Centro-Oeste, começando por Brasília.

Pelotas (RS) Teatro 7 de Abril







Passo Fundo (RS) Conversa com o público depois do concerto



Público aplaude a Orquestra em Passo Fundo (RS)

E finalmente... Pelotas

Que grata surpresa tivemos ao tocarmos em Pelotas, a derradeira cidade em que estaremos no Rio Grande do Sul. Após uma longa viagem que nos obrigou a atravessar todo o estado de norte a sul, mal tivemos tempo de nos instalarmos no excelente hotel Jacques Georges, fomos para o Teatro 7 de Abril. Por fora uma construção clássica, com a fachada própria para um teatro da classe. A grande surpresa é quando adentramos o saguão, e entramos pela porta principal da sala de concertos. Que maravilha! Isso mostra que mesmo um teatro tão antigo, datado de 1831, pode sobreviver em boas condições de conservação, bastando que haja interesse cultural. Aliás, o centro da cidade, tombado pelo patrimônio histórico, é algo a ser visto à luz do dia, pois encanta já à noite. Arquitetura com clara influência francesa e também portuguesa. Isso tudo sem falar que estamos em plena "Festa do Doce", o que vem sendo há vários dias ventilado, já que Pelotas é a "Capital dos Doces". Teria sido muito triste se, por alguma razão, não pudéssemos ter estado aqui. (por Zevang)