sexta-feira, 16 de maio de 2008

Concerto em Gravatal

Voces devem estar surpresos com o título desta postagem.. pois segundo a programação e segundo o nosso diário de bordo nosso concerto seria realizado em Tubarão, mas acabamos nos apresentando no Centro de Convenções do Hotel Internacional na cidade de Gravatal; estávamos anciosos quanto a quantidade de público, pois o deslocamento de Tubarão para Gravatal não é tão prático, possivelmente percorremos no mínimo 30 Km do hotel em Tubarão para o local do concerto em Gravatal, então acreditávamos que teríamos um público pequeno, mas tivemos uma grata surpresa, o salão onde tocamos estava completamente cheio, e o público que lá esteve realmente queria ouvir a música do V. Lobos, pois demonstraram muita atenção e sensibilidade ao apreciarem a música apresentada pela OEMT, ao final do concerto quando já praticamente tinhamos saído do palco o público se levantou e começou novamente nos aplaudir, nos obrigando a voltar ao palco e executar com maestria o Prelúdio da Bachiana número 04, ao final deste Prelúdio aqui citado eu pude perceber pessoas emocionadas e completamente envolvidas pela bela música do Prelúdio. Ao final do concerto antes de percorremos mais os 30 Km de volta para o hotel em Tubarão, ficamos admirando a estrutura do hotel e imaginando o quanto teria sido bom para nosso estado físco e de espírito se tivessemos ficado hospedados naquele hotel.


LUCIANO PONTES
-SPALLA/Orquestra do Estado de Mato Grosso-

Criciúma (SC)

(Leandro) Bom concerto, público caloroso, tudo certo. Conheci o Toni Siqueira e sua esposa, Helena, integrantes da Associação Coral de Criciúma, um grupo que existe há 43 anos. Eles realizam o Festival Internacional de Corais de Criciúma que, em 2008, vai para sua décima sexta edição. Eles tem o apoio do Governo do Estado, da Prefeitura e de várias empresas privadas. A programação é variada e inclui corais de vários estados brasileiros e de outros países. Segundo eles, o movimento coral na cidade é forte, ao contrário da música de concerto. Poucas opções e nenhuma orquestra profissional em atividade regular na região. Amanhã seguimos para Laguna (SC).

Criciúma (vista do quarto do Hotel)

Serra (Deivide)




Yesterday was a tuffy. Not a lot to be said in terms of tiredness but in terms of scenery it was a special one! I really enjoyed our brief time in Lages, 2 days are a valuable asset to your sanity when living out of a suitcase. Our arrival in Tuberao was not the best thought out in logistical terms and the road back to Gravizal was a tough one o swallow but we made it and the public were extremely receptive even when the tired stares of the musicians were refelected in our music making. I was epecially impressed with Alexandre who mangaged to pull it out of the bag and play his ciranda flawlessly.

The most impressive part of the day was the descent of the "Rio do Rastro" which along side the "road of death" in Bolivia has to be one of the most nail biting 30 minutes of road anywhere in the world. Reversing a bus around steep corners was a real challenge even for our experienced bus driver. I decided that the upward journey looked more dangerous than our downhill journey though and thank god we weren't in a lorry! Anyway, I'm a little better rested today, the cold is on its way out and the throat lozenges worked a treat. Onwards and upwards as they say.

Tubarão - Gravatal (SC)

(Leandro) Vivemos ontem o dia mais cansativo de toda a viagem (até o momento). Saímos às nove da manhã de Lages e, após mais de sete horas de viagem, enfrentando uma serra perigosissima em que o ônibus teve que manobrar várias vezes para conseguir fazer as curvas, a beira de um penhasco, chegamos exaustos em Tubarão. Depois dessa odisséia, e pouco mais de uma hora para fazer o check-in no Art Hotel e tomar banho, voltamos todos para o ônibus para mais 40 minutos de estrada até o município de Gravatal, onde, na realidade, seria realizado o concerto. Foi difícil encontrar o lugar, perguntávamos nas ruas e as informações eram desencontradas. Tomamos várias vias erradas até encontrar o Centro de Convenções do Hotel Internacional, local onde seria realizado o concerto. Chegamos em cima da hora. Numa situação onde parecia impossível termos público, nos surpreendemos não só pela quantidade de pessoas, mas também pela atenção e energia dos que estavam ali realmente para ouvir música. Além das pessoas que estavam hospedadas no Hotel, muita gente se locomoveu de Tubarão até este Centro de Eventos em Gravatal para assitir o concerto. Isso revigorou o ânimo e fizemos até um duplo bis.

Viagem pela Serra do Rio do Rastro



Jorge Moura postando...
Esta viagem foi até agora a mais interessante, longa (7 horas) e um tanto assustadora. A serra é muito íngreme e as curvas muito fechadas, algumas de mais de 180 graus onde o ônibus tinha que parar e fazer altas manobra para podermos continuar viagem até Tubarão/SC. Antes de descer a Serra paramos em uma churrascaria onde tinha uma cachoeira linda e logo no início da Serra paramos em um mirante onde tivemos uma bela (horripilante)vista do que iríamos enfrentar e fizemos algum contato com um grupo de quatis esfomeados que vinham cheirar a câmera procurando comida.










Vegetação SC





Jorge Moura postando...
A vegetação em Santa Catarina já é uma beleza por si só, gosto muito de ver estes pinheiros, araucárias acho tudo lindo.

Concerto em Tubarão/Gravatal (SC)

Serra do Rio do Rastro (SC)



Minutos antes de enfrentar uma das Serras mais perigosas do Brasil ...

A caminho de Tubarão (SC) 2



Fernando, Cadu, Alice, Pedro, William e Camila

A caminho de Tubarão (SC)



William Isaac

Serra do Rio do Rastro



Duas visões da serra que ao mesmo tempo meteu medo em muitos e também fascinou a outros. (Zevang)