terça-feira, 27 de maio de 2008

Guarapuava e Palmas (PR)

(Leandro) Acabamos de chegar em Foz do Iguaçu. A rotina nos últimos dias foi ‘puxada’. Viajamos mais de 5 horas de Guarapuava até Palmas, sudoeste do Paraná, quase na divisa de SC, para um concerto no mesmo dia, e mais 8 horas hoje, para um concerto daqui a duas horas .... Não é mole não. Amanhã, mais 180 km até Marechal Cândido Rondon, depois Campo Mourão, Paranavaí e Maringá. Um concerto após o outro. Assim segue nossa epopéia pelo Brasil.

Hoje lembrei muito do amigo Moisés e do Governador Blairo ao passar pela cidade de São Miguel do Iguaçu, cidade de origem das familias Maggi e Sachetti. A cidade está linda e bem desenvolvida. Talvez tenhamos tempo de retornar amanhã, quando seguirmos para M. C. Rondon.

O que nos dá força, ânimo e sentido para todo este esforço é, sem dúvida, o público caloroso e sedento por música que temos encontrado em todas as cidades que nos apresentamos. O concerto em Guarapuava aconteceu dentro da unidade do Sesc, no auditório, e foi otimamente organizado pela Silvana e sua equipe. Todos nos atenderam com muito carinho e buscaram resolver os problemas técnicos com toda presteza e atenção. Obrigado Marcel, Antônio e Lis. As lindas fotos que vocês veem abaixo foram tiradas por ela (Lis). O público prestigiou a Orquestra em peso e o auditório do Sesc ficou pequeno. Em torno de 200 pessoas conseguiram entrar, as outras ficaram no salão ouvindo o som que vinha do concerto. Conversamos com muitas pessoas depois do concerto que deram depoimentos muito especiais sobre a performance da Orquestra e a música de Villa-Lobos.

De Guarapuava até Palmas, quase fomos parar em Francisco Beltrão. Imaginem só! A diferença é de mais de 100 km. Como o concerto foi organizado pelo Sesc Francisco Beltrão, tudo levava a crer que Palmas era um local próximo ... Que ignorância! Palmas é uma cidade singular que vem se desenvolvendo muito e que está dentro do plano do Sistema Fecomércio de investimento e que promete muito para os próximos anos na área cultural. Em cima do trevo da estrada, recebi um telefone do diretor Neri: “ Vocês já estão em Palmas?”. “Onde?”, respondi. E assim ajustamos a rota e chegamos na cidade em tempo de acertar os detalhes técnicos para o concerto. Obrigado Neri, Meire e equipe pela presteza e boa vontade em resolver os problemas no último minuto. Mais uma vez, o salão principal do Clube Palmense lotou. Mais de 600 pessoas, incluindo muitas crianças e jovens, assistiram o concerto com um interesse e concentração surpreendente. O assédio que todos os músicos receberam do público foi o maior até o momento. Pessoas educadas, carinhosas e cheias de perguntas vieram até nós para dividir as sensações que a música do nosso gênio maior havia provocado. Para nós, a missão de ‘devolver’ Villa-Lobos para o Brasil segue enchendo nossos corações de momentos especiais. Como dizia o Mestre, ‘cada brasileiro que encontro é um livro aberto, é uma forma musical’. Viva Villa!

3 comentários:

Anônimo disse...

Maestro Leandro Carvalho,

Palmas recebeu um presente significativo, o concerto da "Orquestra Sinfônica do estado de Mato Grosso". Meus cumprimentos aos Instrumentistas e ao Maestro pelo virutuosismo, preciosismo musical, pela impecável apresentação em Palmas, Paraná. A Cidade centenária, campesina, bucólica, cultural, a mais fria do Paraná, com a primeira Usina Eólica do Sul do Brasil, vestiu-se mais e mais de cultura com a oportunidade de receber e conhecer a "Orquestra Sinfônica do estado do Mato Grosso". As palavras não conseguem expressar a beleza e a emoção que senti ao ouvir os acordes dos violinos, o som da flautas, das violas, dos violinos, do contrabaixo, do oboé, do clarinete, do fagote, da trompa e percussão. Transportei-me para a infância; para vivências com meus filhos que estudaram flauta, piano... Como não se emocionar com as "Bachianas Brasileiras", as Cirandas, os Choros, os sons africanos executados? Foram momentos lindos!"A arte fala por si mesma". Que outras vezes eu possa contar com o seleto grupo de músicos. A pesquisa, o estudo, a dedicação, o amor à música permitiram que o grupo encante, acalente,emocione... Um grande abraço. Luiza Josefina Varaschin, Professora do Curso de Letras do UNICS, Membro Fundador da Academia Palmense de Letras e da Academia de Letras e Artes de Pato Branco.

Unknown disse...

olá....gostei muito da orquestra.
os musicos são muito legais e carinhosos com o publico.
Musica classica não bem meu estilo mais depois de ter assistido eles eu passei a gostar.

Foi muito bom...espero q venham novamente a Palmas.
bjos...

Anônimo disse...

Muito obrigado pelos comentarios!
Grande abraço a todos!
João Paulo