segunda-feira, 16 de junho de 2008

Cuiabá (MT)

(Leandro) Como é bom voltar para casa! Alguns de nós já tinham ‘recarregado as baterias’ em suas cidades de origem, mas a maioria residente em Cuiabá estava ansiosa pela chegada na capital mato-grossense. Em ritmo de Sonora Brasil, chegamos sábado pela tarde, para um concerto no domingo à noite, e partida na segunda as 6:00 da manhã para Campo Grande (MS). Tempo exíguo para matar a saudade de 40 dias longe de casa.

O grande desafio do Sonora Brasil é o lado emocional, ou melhor, o que mais cansa, mais do que tudo, é ficar longe da nossa família. O resto, ‘a gente traça’. Mas a saudade ... esta ‘corta feito aço de navaia’ (como escreveu o poeta Paulo Vanzolini). É por isso que é tão importante que todos os profissionais envolvidos fiquem sempre bem instalados, em bons hotéis, e tenham o mínimo de conforto para se recuperar de uma rotina de ‘operário’ da música. O amigo Augusto Amaral, presidente do MT Saúde que tive o prazer de reencontrar no concerto de ontem, brincou que acionaria a OIT para fazer uma denúncia de trabalho escravo ... é quase isso! Estávamos bem no meio da viagem e por isso foi extremamente importante que todos passassem bem o final de semana em Cuiabá, afinal de contas, é a sede e terra natal da Orquestra! Ficaram todos muito bem hospedados, em quartos individuais (pela primeira vez em 40 dias!), gozando de um pouco de privacidade no excelente Amazon Hotel. Só quem está ‘on the road’ sabe como isso pode fazer uma grande diferença para a coesão do grupo e para que todos cheguem ao final, sãos e salvos.

Nos reencontramos no domingo, pouco antes do concerto, já recuperados e com uma aspecto mais tranquilo. A longa fila por ingressos, que engrossava desde as 17:00, refletia a fidelidade e o carinho do público mato-grossense por ‘sua’ Orquestra e também a ótima cobertura da imprensa estadual, com ótimas matérias publicadas nos principais jornais do Estado. Para completar, a TVCA (TV Globo) nos deu a honra da visita para fazer uma matéria especial sobre a primeira metade da viagem e os resultados alcançados. O reporter Renato entrevistou vários músicos e pessoas que estavam na fila. Ficaram até o final do concerto, registrando toda a apresentação. É muito especial para a Orquestra do Estado contar com este apoio irrestrito da imprensa do Estado. Todos perceberam os objetivos sociais da Orquestra e tem lutado conosco para construir uma instituição sólida, para ‘além dos mandatos’ políticos. Credito este apoio como um dos grandes responsáveis pelo sucesso da iniciativa e pela inserção que hoje a Orquestra tem na sociedade mato-grossense e brasileira.

O concerto foi especial. Muito entrosamento entre os músicos e energia total. Conversei muito com a platéia e fiz uma breve balanço da turnê até o momento. Dediquei, em nome de todos os músicos da Orquestra, o concerto à minha mulher Lúcia e a todas as mulheres e familiares que compreenderam nossa longa ausência para levar a música de Villa-Lobos para o Brasil. Sem o apoio delas, nós não conseguiríamos levar isso adiante. Mesmo distantes, são elas quem nos dão forças e vitalidade para tocar sempre com paixão e entusiasmo.

O público mato-grossense, razão de existir da Orquestra do Estado de Mato Grosso, mais uma vez prestigiou a Orquestra lotando o teatro e aplaudindo com muita vibração. Obrigado a todos. É por vocês e para vocês que procuramos levar o melhor de Mato Grosso para todo o Brasil, buscando construir uma imagem mais positiva (e realista) do nosso Estado. Com isso, buscamos contribuir também para a construção de um país mais justo, onde todas as pessoas possam ter acesso ao alimento básico da existência humana: amor, emoção, vibração, tudo isso em forma de sons e música.

Já chegamos em Campo Grande (MS) para um concerto hoje à noite. Amanhã as 05:00 da manhã seguiremos para Palmas (TO). Ufa .....

4 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada pela homenagem! Um beijo especial para a Lúcia.

Rejane De Musis disse...

Parabéns pela bela apresentação representando a primeira etapa do Sonora Brasil 2008. Saúde e força à todos rumo à jequié para todos poderem comparecer a segunda etapa no dia 14 de agosto, dando força aos companherios de SC.

Anônimo disse...

Amo você!

Anônimo disse...

Olá. Admiro muito vcs. Adoro de assistí-los. Vocês fazem um espetáculo e sabem nos comover!!!
Beijos,

Rafaela Sampaio
rafalela_sampaio@hotmail.com
Cuiabá - MT