quinta-feira, 17 de julho de 2008

Arcoverde (PE)

(Leandro) Fazia um frio de 17 graus em Arcoverde, sertão do Moxotó, Pernambuco. A chuva fina que atravessara o dia não dava trégua e parecia desencorajar as pessoas a saírem de casa. Perguntei ao Zevang “Você acha que vai aparecer alguém?” Tranquilo, como se soubesse o que nos aguardava, respondeu “Você vai ver”. O concerto da Orquestra do Estado de Mato Grosso em Arcoverde aconteceu no auditório do Colégio Cardeal Arcoverde. O teatro do Sesc está em reforma e a cidade não dispunha, aparentemente, de outra opção. As 19:00 as pessoas começaram a chegar e não pararam mais. Tivemos que improvisar um espaço atrás da Orquestra, onde foi nosso camarim, para acomodar as pessoas mais velhas. Muitos ficaram em pé ou permaneceram do lado de fora ouvindo os sons que vinham do auditório. O público ficou embevecido com a música de Villa-Lobos. Silêncio e concentração total de pessoas que, em sua maioria, nunca viram uma orquestra. Assim, o Sonora Brasil e a Orquestra do Estado de Mato Grosso vem cumprindo seu papel Brasil adentro, ‘botando a mão na massa’ e dando a oportunidade para brasileiros de todas as idades, raças e condição financeira usufruirem a arte a qual tem direito. E nós, como artistas e cidadãos, em muitos sentidos, não fazemos mais do que nossa obrigação .

Curiosidades: Conhecida como porta de entrada do sertão pernambucano, Arcoverde tem uma vida cultural muito interessante. Terra do “samba de coco”, tem nos grupos “Irmãs Lopes” e “Raízes de Arcoverde” seus maiores expoentes. A cidade também deu origem ao grupo “Cordel do Fogo Encantado” e a “Orquestra Super Oara”, além de várias bandas de forró conhecidas em todo o Nordeste, como a Noda de Caju.







9 comentários:

Anônimo disse...

Assisti ontem (16-07) ao concerto dessa Magnífica Orquestra, aqui em minha cidade (Arcoverde-PE), fiquei muito emocionada. Parabenizo ao Sesc por estar levando este projeto à todo o Brasil! E parabenizo aos músicos que fizeram uma bela apresentação! O Brasil precisa realmente oportunidades como essa, para que possamos acreditar e fazer parte da cultura Brasileira.

Thayza de Luna
lindaluna_45@hotmail.com
Rua Augusto Cavalcanti 155
Arcoverde - PE
telefone: 87-88112771

Anônimo disse...

Olá, amigos!
Acabei de assitir a apresentação de voçes em Arcoverde-PE. Gostei muito, não apenas pela oportunidade de um maior contato com a obra do grande mestre Villa-Lobos,mas também, pela maneira didática que o maestro introduz as músicas, aproximando um pouco mais o público da intenção do autor. É sempre louvável iniciativas como estas e espero que outras venham. Só a título de correção, gostaria que grafassem o nome de minha cidade corretamente, ou seja, ao invés de Arco verde (separado)escreve-se Arcoverde ( tudo Junto). Boa sorte e que continuem bem sucedidos em projetos futuros.

Djnaldo Galindo
naldogs@yahoo.com.br
R. Jaime Pacheco de Albuquerque,89 Aptº 101 São Geraldo
Arcoverde - PE
telefone: 087 3822 1763

Anônimo disse...

Brilhante a apresentação de hoje no Colégio,nunca tinha presenciado uma orquestra se apresentando antes, gostei dos choros, porém para mim mero espctador a parte do frevo no final foi lindo,fico assim muito honrrado da presença de vocês em nosso hotel (Hotel Cardeal Arcoverde).

Wellingto Nirlandy Albuquerque
nirlandy@superig.com.br
Av.Antônio Japiassú,430-Centro
Arcoverde - PE
telefone: 87 3821-0003

Anônimo disse...

Maravilhosa apresentação artística da Orquestra de Mato Grosso. A emoção aflorou intensamente do início ao fim daquele momento inesquecível.
A homenagem ao estado de PE, particularmente, marcou-me profundamente, rememorando nossas músicas de carnaval.
Parabéns SESC pela refinada escolha!
Parabéns Orquestra pelos seus dons e pela brilhante arte!!!
Agradeço imensamente,
Socorro Rejane
Arcoverde - PE.
socorrorejane@hotmail.com

Anônimo disse...

Sou funcionário do Colégio Cardeal Arcoverde e fiquei muito contente quando soube que a apresentção da Orquestra em nossa cidade seria no auditório do Colégio. Acabei convidando muita gente e pude fazer muitas fotos para o nosso site. Gostaria de convidar os músicos e quem visita o blog para ver as fotos no www.colegiocardeal.com, vejam a foto villa-lobos_040, onde o maestro Leandro se detem com uma borboleta.
Parabéns pela belíssima apresentação e boa sorte na estrada.
Que Deus os abençoe!

Anônimo disse...

Fantástico! Irretocável! Até quando apareceu uma borboleta! Parabéns pelo magnífico trabalho! Ao término do concerto tive a oportunidade de conversar com uma das violinistas (que não lembro o nome) extremamente atenciosa, e aproveitei para fazer a seguinte observação: "mais da metade da platéia hoje é de alunos nossos de escola pública, que eu e mais dois colegas trouxemos". Se não fosse isso, teríamos uma assistência reduzida. Responsabilizei o Sesc pela não divulgação. A posteriori, um representante do Sesc afirmou que não divulgou por medo do mal comportamento dos alunos. Acho que eles (os alunos) deram uma lição. Precisamos mudar o pensamento destas pessoas. Como formar platéias se não se dá oportunidade para que seja visto um trabalho de qualidade? Não se dá o que não se tem. Como professor, eu tenho que dar parâmetros aos meus alunos daquilo que presta e daquilo que não presta. Vocês foram nota dez. Dez, não. Mil!!!!! Hoje meus alunos têm um parâmetro de qualidade musical, graças à vocês! BRAVOOOOOOO!!!!

Prof. Gilberto Pacheco dos Santos
gilbertopachecovip@hotmail.com
Rua Neto Cavalcanti, 196-a, centro
Arcoverde - PE
telefone: 87 3822 2925

Anônimo disse...

Oi. Sou funcionário do Colégio Cardeal e gostaria de colocar a disposição do blog da orquestra as fotos que fizemos durante a apresentação. Elas estão no www.colegiocardeal.com.

Parabéns a todos pelo espetáculo.

Horácio Soares Pereira

Anônimo disse...

Uma noite inesquecível, a do dia 16/07/08 quando ouvi essa osquestra e me encantei pelo bom gosto, simpatia e inteligência do maestro e e todos os músicos.
Parabéns ao SESC e a Orquestra por essa iniciativa.

Maria Alda
alda_moraes@hotmail.com
Rua Augusto Cavalcanti, 119. 1º andar. CEP 56506-640
Arcoverde - PE
telefone: (87)38226652

Anônimo disse...

Adoro o trabalho de vcs.

Katia
katia.morena.malhada@hotmail.com
Arcoverde - PE