terça-feira, 15 de julho de 2008

Concerto em Belo Jardim-Pernambuco

Situada no Agreste Pernanbucano, Belo Jardim está aproximadamene 600m acima do nível do mar; com aproximadamente 72000 habitantes, Belo Jardim está na rota da Estrada de Ferro Central de Pernanbuco, a cidade recebeu em 1881 este nome do Frei Capuchinho Cassiano Camacchio por ele ter se impressionado com o paisagismo local.Esta foi a quarta cidade pernambucana a receber a OEMT, e mais uma vez pude comprovar e sentir tanta receptividade do povo pernanbucano à música de Villa Lobos e á nossa orquestra. A igreja de São Pedro estava completamente lotada de pessoas anciosas e desejosas por ouvir música, algumas ja haviam assistido à uma orquesta anteriormente, outras nunca haviam tido esta oportunidade e demonstravam no olhar a ansiedade deste primeiro encontro com música de concerto. Pela quantidade de aplausos e gritos de ''bravo'', eu posso imaginar que conseguimos tocar o público de Belo Jardim de alguma forma, a platéia era composta por autoridades locais, pessoas de classe baixa, artistas e diversos músicos que prestigiaram o concerto. A cada concerto da série ''Sonora Brasil'' que participo junto à OEMT, eu me certifico cada mez mais da importância deste projeto de tamanha envergadura, ja me deparei com centenas de pessoas durante esta turnè que nunca assistiram a uma apresentação orquestral, são centenas as cidades que nao possuem vida cultural, nao possuem projetos musicais, nao possuem profissionais capacitados, e muito menos músicos(isto se tratando apenas de Música). Passamos por cidades que simplesmente nao possuem vida cultural.. é isso mesmo caro leitor!! A vida cultural em alguns lugares deste imenso Brasil é simplesmente morta. Nestas cidades eu pude ouvir de algumas pessoas que me proucuraram ao final do concerto verdadeiras lamentações sobre a vida cultural que simplesmente nao existia nestas cidades, elas imploravam para que não demorássemos voltar às suas cidades com novas apresentações; então é inevitável esta carência por cultura no Brasil, e este projeto ambicioso do Sesc é uma luz no vim do tunel para inumeros municípios brasileiros, eu pude ouvir o relato de uma senhora ao final de um concerto anteriormente, ela o fez com estas palavras: ''aqui na nossa cidade simplesmente nao acontece nada, de algum tempo para cá, o sonora Brasil tem nos presenteado com algumas apresentações de alto nível'', outra senhora tambem me confidenciou em uma cidade que passamos: '' o que ainda movimenta a vida cultural da minha cidade é o Sonora Brasil, pois é a única coisa que chega aqui para nós ''. Então só tenho a louvar o Sesc mais uma vez pelo projeto, e porque não pensarmos em uma ampliação futura deste projeto... Só quem participa diretamente do projeto Sonora Brasil pode vivenciar esta realidade aqui cidada, ninguem mais...!! Espero daqui dez anos festejar a vigésima edição do Sonora Brasil, pois é um projeto que faz muito bem para este País, são sementes que são semeadas por este Brasil, eu bem sei que algumas morrem, mas outras crescem, e em um espaço de tempo considerável elas podem produzir e oferecer seus frutos ao nosso país. Me lembro de uma garota no norte do Brasil, que estudava viola clássica, mas por falta principalmente de incentivo e de referências ela havia abandonado seus estudos de música, mas nosso concerto naquela capital a deixou tão impressionada que ela proucurou nosso querida violista Camila Meireles e com muita empolgação disse assim: ''eu estou impressionada como voce toca viola, sua postura, seu jeito.. minha viola estava aposentada mas depois de ter visto voce tocar nesta apresentação eu sinto-me renovada para retomar meus estudos de viola''. Estas são apenas algumas comprovações que vivenciei, comprovando a grande importancia e efeito social deste projeto.



Luciano Pontes-spalla Orquesta do Estado de Mato Grosso

3 comentários:

Anônimo disse...

Onten a orquestra se apresentou aqui eu fui asistir gosteimoito essa orquestra esta de parabéns pois eu queria que no sait tivese uma foto de belo jardin. Parabéns.

Larissa Helen
larissa.helen.2008@hotimal.com
Rua josé viera de sousa numero 258 de frente ao antigo tareco e mariola
Belo Jardim - PE
8723-5034

Walter Eudes disse...

Agradeço pelo elogio a comentário meu sobre nossa cultura brasileira, sobre a música de Vila Lobos. Um feed-back é muito bom para agente seguir em intervenções no melhorar da nossa cultura.
... Me parece que esta lástima apontada em pouca ou nenhuma vida cultural em rincões brasileiros deve ser superada. Superemos esta lamentação. Haverá sempre esta e outras observações quando se é vanguarda. É o lado difícil de se deparar com a verdade da arte, de se fazer arte pra valer. Atuar como tem atuado os artistas da OEMT, atravéz do Sonora Brasil, é ser vanguarda, pois estão executando arte erudita a pessoas sem atividade cultural mais intensa e constante, nos interiores brasileiros. Não seria esta uma das estratégias para crescermos como povo? Valorizar-se? Ou é permissão apenas da elite econômica e metropolitana a arte erudita? Sonora Brasil rompe tabús, a OEMT irá se inquietar com tanto abandono culural brasil a fora, mas irá, cada um de seus membros, ser reconpensados por despertar erudição onde menos se imaginava, mas que pela força e dignidade das gentes destes lugares sempre lhes foi merecido.

abraços e mais sucesso a todos.
de Limoeiro-PE
Walter Eudes

Anônimo disse...

Parabenizo a iniciativa do Sesc em resgatar junto com a OEMT no projeto Sonora Brasil as composições de Villa-Lobos. Apesar de estarmos em uma localização onde a cultura do povo não é trabalhada para algo além do "forró".
Gostaria de parabenizar cada musico e o maestro que fizeram da noite de apresentação um lugar , ou seja , um "Belo Jardim" musical.
Estão todos de parabéns!
Voltem sempre, pois a cidade precisa respirar musica de boa qualidade!