quinta-feira, 3 de julho de 2008

Iguatu (CE) Homenagem ao grande maestro Eleazar de Carvalho

(Leandro) Acabamos de fazer um concerto muito emocionante em Iguatu, dedicado à memoria do grande maestro Eleazar de Carvalho. A cidade é berço de grandes nomes da música brasileira como Humberto Teixeira e Evaldo Gouveia. Eleazar nasceu em Iguatu em 1912. A história de sua vida é repleta de sucessos e passagens cômicas, graças ao seu temperamento forte e, muitas vezes, irônico. Seu ingresso no mundo da música é lembrado ainda hoje pelos habitantes da sua cidade natal: ao reparar que os músicos da banda (quando servia à Marinha) tinham uma refeição melhor que os demais, não exitou em perguntar se havia vaga para mais um músico. Assim ele começou sua carreira como tubista! Dalí, conquistou o mundo, regendo importantes orquestras e recebendo inúmeros titulos honoris causa.

Villa-Lobos foi importante no início da vida profissional de Eleazar, escrevendo cartas de recomendação que endossaram o enorme talento deste cearense. Muitos anos depois, o próprio Eleazar foi também importante para a divulgação da obra de Villa-Lobos, sendo responsável por várias estréias e gravações.

Tive o privilégio de conviver com Eleazar desde minha infância até sua morte. A amizade de meus pais com o maestro e sua esposa Sônia Muniz, renomada pianista, se intensificou em função dos filhos: Sergei e eu estudamos juntos até a terceira série do primário, morávamos muito próximos e nascemos com poucos dias de diferença. Éramos como irmãos. Naquela época, nunca imaginei que me tornaria músico, muito menos maestro, e muito menos ainda que faria um concerto com a Orquestra do Estado de Mato Grosso em Iguatu. Eleazar foi muito importante na minha profissional tendo me convidado para ser solista da OSESP, quando era seu diretor artístico e eu tinha apenas 14 anos. Logo depois, foi graças a ele que cheguei até Turibio Santos, grande violonista e a pessoa mais importante em minha profissional. A convivência com Turibio foi marcante para a formação do meu caráter como homem e como artista.

Iguatu está bem desenvolvida e hoje conta com uma escola de música pública e a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, semestes plantadas por Sônia em parceria com a Prefeitura, Sesc e outras instituições locais. A Orquestra é composta por jovens entre 15 e 18 anos e regida pelo maestro José Carlos Mota Junior. Tem objetivo de estimular e descobrir novos talentos que terão muito mais oportunidades de crescimento que o próprio Eleazar. Fiquei impressionado ao chegar na cidade e ver um enorme outdoor com a foto da Orquestra! Ela é motivo de orgulho e contribui para a manutenção da memória deste grande brasileiro.

Amanhã de manhã seguimos para Juazeiro do Norte (CE).

Nenhum comentário: