domingo, 27 de julho de 2008

Paulo Afonso (BA)





(Leandro) A cidade de Paulo Afonso, na Bahia, está prestes a completar 50 anos. É impressionante que uma cidade que desenvolveu-se a partir de usinas hidro-elétricas possa ter mais de 100.000 habitantes.

“A cidade é conhecida pelo seu potencial hidrelétrico, que teve como pioneiro Delmiro Gouveia, um cearense que fez fortuna no sertão alagoano, e que apenas com meios próprios construiu a primeira usina do Nordeste: a Usina de Angiquinho, com maquinário trazido da Europa. O Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso é um conjunto de usinas, localizado na cidade de Paulo Afonso. A usina tinha como propósito abastecer uma futura indústria têxtil que Delmiro planejava trazer para a Cidade de Pedra, e que hoje se chama Delmiro Gouveia em homenagem a ele. Angiquinho é hoje uma usina que encanta quem a visita, seja pela antiguidade do que ainda resta dela, seja pela beleza do local”.

Foi a primeira vez que a cidade recebeu um concerto do Sonora Brasil e a expectativa era grande. A gerente do Sesc Paulo Afonso Fabiana Lucena, e sua equipe de técnicos aguerridos e totalmente comprometidos com a missão da Instituição, preparou tudo de modo impecável. Ótima divulgação, ampla mobilização da comunidade, escolha correta para o local do concerto (diante dos locais disponíveis), cumprimento de todos os requisitos técnicos, carregadores e técnicos de luz e som prontos para atender a Orquestra na hora certa e um camarim maravilhoso, que além de especiarias da região (como sucos de clorofila, palma com umbú e bolo de ervas) tinha uma massagista à nossa disposição para aliviar as dores de quase 100 dias de viagem. O carinho e o calor humano foram marcantes e nós, como músicos acostumados a trabalhar com sentimentos e emoções, percebemos imediatamente a energia especial que estava no ar. Não preciso dizer que tudo isso transformou-se em música caudalosa, que inundou as comportas imaginárias da população de Paulo Afonso. Valeu! Estamos honrados em dar o ‘ponta-pé’ inicial do projeto na cidade. Obrigado ao Sesc Paulo Afonso e a todos os profissionais envolvidos.















14 comentários:

Unknown disse...

Ficamos encantados com a apresentação, foi maravilhosa. Valeu maestro Leandro.

Anônimo disse...

passei por um momento difícil naquele dia, mas estava planejando ansiosamente desde o início da semana ver a orquestra tocar, e foi a melhor coisa que eu fiz, e me dei conta de que
a música é realmente uma maravilha, mexe muito comigo eu amei a apresentação fiquei muito emocionada, foi ótimo. todos vocês são maravilhosos, e tocam com o coração, com toda a emoção, enfim tudo de bom!

Anônimo disse...

amei a apresentção de vocês, nossa, foi muito legal! foi um privilégio assistir a uma orquestra tão maravilhosa, obrigada!

Anônimo disse...

Oi Gente...
Terra Linda é a Bahia, se tem um lugar onde mais gostaria de acompanhar vcs era o Nordeste em especial a Bahia,terra abençoada de meus avós, tios, primos, minha segunda terra, que me encantou em cada passagem minha por ai.
Como dizem os soteropolitanos "Aquele Axé"(desejo de paz, luz, energia e sucesso) para vcs todos da Orquestra.
Bjos e Abraços, em especial para meu noivo Jorge Moura, Te Amo.

Anônimo disse...

Foi incrível. Talvez isso resuma o que aconteceu naquela noite. Instrumentos muito afinados, músicos profissionais. Mais que isso, vimos instrumentistas comprometidos em presentear os espectadores com um belo espetáculo apesar do cansaço de mais de dois meses viajando por estas estradas do Brasil. Espero que esse seja o sentimento de todos vocês: sintam-se como se tivessem dado um ótimo presente a todos nós. Ah!! outra coisa legal, foi poder conversar com o maestro e toda orquestra após o concerto. Pessoal muito gente fina mesmo. Foi muito bacana saber um pouco da rotina de uma orquestra. Parabéns a todos vocês.

Anônimo disse...

Uma palavra em que posso resumir este momento é ENCANTO. Primeiro por fazer parte da equipe SESC LER, na organização do evento, segundo por ser um apaixonado pela a arte, seja ela qual for seu segmento. Parabéns pelo o belíssimo trabalho de vocês, pela simpatia de todos, em especial ao Zé, Fernando, João, Joselito, Leandro, ... enfim, a todos. Abraços para todos e saibam que, a passagem de vocês por Paulo Afonso com certeza foi e será inesquecível.

Anônimo disse...

A passagem de vocês em terra tão longínqua foi um divisor de águas,é certo que guardarei na memória do coração o maravilhoso concerto e, sobretudo, lembrarei por muito tempo de humanos seres da estirpe do Leandro,Camila,Joselito,João e em especial do Zé com o qual tive uma identificação cultural surreal.Ademais,feliz por ter proporcionado a todos os músicos uma estada agradável em Paulo Afonso,através da organização do evento como particípe da equipe SESC.

Unknown disse...

Gostaria, de congratular a todos os músicos pelo belíssimo trabalho,saibam que esta noite será inesquecível para todos.
Nós da Equipe SESC Ler Paulo Afonso nos sentimos muito lisonjeado em ter sido contemplado com o Projeto Sonora Brasil.
Sucesso a todos.

Anônimo disse...

Dizer que foi bom seria pouco perto do que vimos. Posso definir como um dia inesquecível para todos os amantes da boa música. gostaria de parabenizar a todos os músicos pela belíssima apresentação e pelo carinho dispensado ao público. Foi mesmo incrível!
Parabéns também ao SESC LER Paulo Afonso e toda a sua equuipe, que desde a sua implantação vem nos proporcionado verdadeiros presentes culturais.

Zevang disse...

Romildo e Marília, posso dizer a vocês que tivemos realmente algo de especial, baseando-me nas muitas experiências que tive durante esses três meses. Agradeço imensamente sua hospitalidade e seu carinho. Ao voltar a Paulo Afonso, futuramente, com certeza me sentirei em casa, e espero revê-los assim que possível.
grande(s) abraço(s) do Zé

Anônimo disse...

Paulo Afonso...
Paulo Afonso....

Anônimo disse...

Pedro retorne a Paulo Afonso para completar essas retiscencias e traga a Camila junto,digo-lhe vocês são a representação da felicidade,lindo os dois dançando no camarim irradiavam amor pelos poros!como referência eu sou a marília que a Camila achou a pele... lembra? pois sei que são tantas as pessoas que conheceram Brasil afora.
Pedro,pedro...
Camila,Camila...

Sejam mais e mais felizes!!!

Anônimo disse...

Zé,quando voltares a Paulo Afonso com os seus,estenderei a hospitalidade e, como pude ver no blog,tu gostas de apreciar a natureza,aqui temos belas paisagens e a mesma os receberá de " braços abertos".Apropiei-me da tua certeza quanto ao retorno rsrsrs
abraço n'alma
inté mais vê!

Anônimo disse...

Oh Zé, saiba que, felizes fomos todos nós Pauloafonsinos em ter tido o imenso prazer em conhecer você e, toda equipe da orquestra. venha mesmo a Paulo Afonso com sua família, a cidade é maravilhosa para quem busca tranquilidade, belas vistas e sei que gostas disso. Um forte abraço! Não queremos perder contato com você, nem com a orquestra.