sexta-feira, 16 de maio de 2008

Criciúma (SC)

(Leandro) Bom concerto, público caloroso, tudo certo. Conheci o Toni Siqueira e sua esposa, Helena, integrantes da Associação Coral de Criciúma, um grupo que existe há 43 anos. Eles realizam o Festival Internacional de Corais de Criciúma que, em 2008, vai para sua décima sexta edição. Eles tem o apoio do Governo do Estado, da Prefeitura e de várias empresas privadas. A programação é variada e inclui corais de vários estados brasileiros e de outros países. Segundo eles, o movimento coral na cidade é forte, ao contrário da música de concerto. Poucas opções e nenhuma orquestra profissional em atividade regular na região. Amanhã seguimos para Laguna (SC).

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom, primeiramente parabéns pela apresentação.
Pude perceber que em apenas 1:30 h de apresentação, vocês conseguiram contagiar o público local que admira a boa cultura. E também percebi, ainda na apresentação, que os componentes não estavam sérissimos, como de costume. Mostravam-se alegres e descontraídos, claro sem perder o foco e objetivo, o que marcou muito na minha opinião.
Não posso deixar de citar que o repertório escolhido foi fantástico e contagiante.
E também na disposição que os músicos têm de conversar com a platéia, mostrar, explicar...
Que a turnê de vocês continue assim e muitas boas viagens!

Unknown disse...

Um pouco atrasado o comentário, mas só li agora este post sobre a apresentação em Criciúma.
Estive presente, e achei simplesmente linda e contagiante. Vocês estão de parabéns pela musicalidade incrível, e pela determinação de participar de uma turnê que em termos de exigência física e mental, parece ser muito desgastante.

Mas o comentário principal que quero fazer é que existe sim uma, não digamos orquestra, mas uma camerata, em atividade na região de Criciúma. Mais especificamente, na cidade de Nova Veneza, vizinha de Criciúma. A Camerata de Venessia, fundada em agosto de 2003, onde várias crianças, adolescentes e adultos residentes ou nascidos em Nova Veneza, já integraram a mesma. No momento estamos reestruturando-a, e contamos tanto com instrumentos de corda, como de sopro e percussão. Nossa grupo principal conta com 30 a 40 participantes, mas temos vários grupos de acesso e de iniciantes, em variados instrumentos. Até converso por meios eletrônicos com o Pedro, sobre nossa camerata. Pena que, de nossa grupo, somente eu pude prestigiar vocês.
Mas mesmo assim parabéns novamente.
Bom resto de turnê e boas viagens (sem atrasos de voos).