segunda-feira, 16 de junho de 2008

Goiânia (GO)

(Leandro) Tínhamos uma grande expectativa para o concerto em Goiânia. Cidade com público exigente, acostumado a ouvir boa música de concerto, e um grande número de músicos profissionais que sabíamos que estariam presentes no concerto. Além disso, terra natal do nosso spalla Luciano Pontes e do violinista William Isaac. Queriamos fazer o melhor.

Chegamos às 17:00 para um ensaio preliminar. Precisávamos fazer alguns ajustes e reparar algumas ‘traições da memória’, aquelas pequenas imperfeições que se enraízam ‘feito grama tiririca’ (como dizia o saudoso João Pacifico, ‘as folhas verdes se arrancam, mas a raiz sempre fica’). Ajustamos o posicionamento da Orquestra, o praticável, e já estávamos prontos para começar. Ops ... faltavam os instrumentos, ou melhor, o contrabaixo, um dos violoncelos e toda a percussão, parte do instrumental que viaja sempre pela carga da TAM. Neste caso específico, em se tratando de uma curta distância, o Sesc DF optou por despachar a carga por transporte terrestre. A logística previa que tudo estaria em Goiânia logo no início da tarde.

O drama começou quando chegamos no teatro e terminou 40 minutos depois do horário previsto para o início do concerto (20:00). O teatro estava lotado, muita gente para fora, e o clima estava tenso. A Fernanda, técnica do Sesc GO, subiu ao palco e pediu desculpas pela demora. Nesta altura, tinhamos dúvidas se realmente os instrumentos chegariam em tempo, tantas eram as informações ‘truncadas’ que recebíamos. Tentamos manter a calma até que os mesmos chegassem.

Nosso percussionista Alex Teixeira bateu recorde de montagem de equipamento, carinhosamente ajudado pelo Zevang (José Evangelista), enquanto o Carlão esquentava os dedos bem em frente às mais de 400 pessoas que estavam alí. Subímos no palco exatamente às 21:00, com uma hora de atraso, para um concerto memorável, talvez o melhor de toda a turnê, até o momento. Todos entramos ‘em campo’ para ganhar o campeonato. A energia fluiu com ‘violência’. Muita garra, muita expressão, todos totalmente devotados ao ‘fazer’ musical. Foi marcante. O público respondeu com muita vibração e voltamos ao palco por 3 vezes para o bis. Não fosse o ‘adiantado’ da hora, teríamos feitos outros tantos. Obrigado Goiânia pelo carinho e pela noite especial que vivemos. Esperamos voltar muito em breve.

PS: Fomos matéria de capa do maior jornal do Estado de Goiás, “O Popular”, com uma excelente matéria escrita pelo jornalista Edson Vander. Parabéns Edson pelo texto impecável e obrigado pelo destaque.

3 comentários:

Anônimo disse...

O concerto em Goiânia foi demais! Uma energia contagiante de todo mundo, garra, emoção, tudo de bom.
Parabéns a todos e um beijo especial pro Zé.

Anônimo disse...

Venho aqui dizer que voces estao de parabéns, essa apresentação aqui em Goiânia foi muito linda e emocionante, nem o atraso tirou a beleza e a emoção do concerto. Foi o primeiro concerto que eu assisti, e o mesmo acontece com muitos colegas meus, do Colégio Est. Profº Wilmar, que estiveram presentes no concerto, e posso dizer que eles gostaram muito também. Simplesmente maravilhoso! Nao é a toa que pedimos tantos bis!!! Parabéns mais uma vez, e muito sucesso pra vocês. Beijos.

Zevang disse...

Jessica, se não me engano, o concerto de Goiânia, até agora, foi o único no qual tocamos vários "BIS" a pedido da platéia. Pedimos desculpas pelo enorme atraso, devido a fatos alheios à nossa vontade. Parabéns por terem sido um público maravilhoso. À minha Rô (acima), um beijo especial e a enorme saudade.
Zevang (José Evangelista)