segunda-feira, 21 de julho de 2008

Buique e Triunfo (PE)

(Leandro) Ficamos hospedados mais um dia em Arcoverde. O concerto seguinte seria em Buique, munícipio bem próximo, que não justificaria uma troca de hotel (creio que nem haveria esta possibilidade). Fomos muito bem recebidos pela Naruna, técnica do Sesc, que fez o melhor discurso de abertura de concerto de todo o Sonora Brasil (opinão de muitos de nós). Falou bem, com desenvoltura, e contextualizou a participação da Orquestra de uma maneira muito especial. A igreja lotada animou a Orquestra. O concerto foi ótimo e conhecemos muitas pessoas interessantes depois. Os meninos do grupo “Bate-lata” chamaram a atenção: o grupo foi criado, e é ‘gerido’, por um menino de 12 anos! É ele quem marca os ensaios, define o repertório, promove o grupo e ‘vende’ apresentações na cidade. Impressionante! Todo o grupo foi nos prestigiar (ver foto abaixo).

Depois de Buique, viajamos para Triunfo. Chegamos no meio do “50 Festival do Estudante”. O inverno e a intensa programação cultural atrai pessoas de toda a região. Ariano Suassuna acabara de fazer uma aula-espetáculo (deixou o hotel no Sesc na mesma manhã que chegamos ... pena) no dia anterior. Como teríamos um dia de descanso (depois de mais de 15 dias fazendo concerto todos os dias), fomos atrás dos grupos que se apresentariam no sábado. Para minha alegria, soube que o grande bandolinista, e amigo querido, Marco César estava na cidade com sua Orquestra Pernambucana de Choro. Descemos todos para o centro da cidade para prestigiá-los. Reencontrei outro grande amigo, Bozó, um dos melhores 7 cordas do Brasil. A apresentação estava marcada para as 21h, mas começou meia noite. A sonorização estava lamentável e prejudicou muito o grupo. Enfim, tentamos abstrair o som que vinha das caixas e os bêbados que atormentavam a cidade.

Conheci também o André, que trabalha no Sesc Triunfo, e tem muitos dos meus CDs! Ele também me apresentou a vários amigos da cidade que também acompanham meu trabalho há mais de 10 anos. Chegaram a assistir os concertos que fiz no Recife, naquela época. Muito gratificante saber que as pessoas gostam, ouvem sempre os CDs, e acompanham meu trabalho. Vou enviar o DVD da Orquestra do Estado de Mato Grosso para eles.

O dia de descanso no Sesc Triunfo foi fundamental. O Hotel é lindo, fica no alto do morro, e está conectado com o centro de Triunfo através de um teleférico. O restaurante também é excelente! Hoje, depois do almoço, seguimos para Bodocó. Mais 4 horas de viagem.

Tupperware Mato Grosso disse...

Maravilha maestro! Como é bom ler isso tudo ... Que maravilha a passagem de vocês por aí. Quanto ao grupo “Bate-lata" fiquei curiosíssima, tem o contato desse menino?

Grande abraço e boa caminhada ...

Anônimo disse...

A Festa dos Estudantes do Município de Triunfo (PE), cidade situada no Sertão do Pajeú em Pernambuco, chegou ao seu cinqüentenário recebendo um grande presente: um concerto da Orquestra do Mato Grosso. A impressão que nós triunfenses tivemos é que a Orquestra do Mato Grosso se constitui num exemplo a ser seguido pelas demais orquestras brasileiras, visto a enorme contribuição para a formação de platéia, levando a música erudita de norte a sul do Brasil, não só aos grandes centros como também as cidades do interior, proporcionando uma verdadeira integração nacional através da obra do genial Heitor Villa Lobos. Qual foi a nossa surpresa quando ao final do concerto fomos presenteados com uma seleção de frevos de grandes compositores pernambucanos. Com toda certeza uma bela homenagem do Mato Grosso para Pernambuco. O nosso muito obrigado ao competente maestro Leandro Carvalho extensivo aos talentosos músicos da fabulosa Orquestra do Mato Grosso.