segunda-feira, 21 de julho de 2008
TRIUNFO - PE
Apesar de não ter tido nem tempo nem cabeça pra comentar nada por aqui nesses últimos tempos, volto hoje com força (quase) total, muita vontade, e mais renovada que nunca!
Estávamos em Triunfo-PE, e tivemos o sábado como nosso único dia de descanso (desde o início da turnê em 28 de abril!), daqueles dias em que não precisamos fazer absolutamente nada: nem viajar, nem tocar!
Que maravilha!!! - é o que diz Alice.
Tocamos sexta-feira à noite, na Igreja Matriz de Triunfo (belíssima construção!), para um público bastante caloroso.
Fiquei bastante surpresa com o friozinho que nos recebeu lá. Não imaginava que havia um lugar com uma neblina e uma chuvinha dessas em Pernanbuco!
E que cidade linda, Triunfo! Adorei esse lugar!
Uma gracinha, cheia de encantos e muita cultura!
Um belo lago no centro da cidade completa a paisagem urbana entre serras.
Aproveitei e andei no teleférico (que liga o Hotel do Centro de Lazer do Sesc ao centro da cidade), e passeei pelas ruas recheadas de casarões, sobrados, igrejas - um verdadeiro patrimônio arquitetônico, e tudo isso ao som de um carro que derramava um "maracatu encantado" aos meus ouvidos paulistanos!
Fiquei sabendo ainda que na região rural há diversos atrativos turísticos como cachoeiras, mirantes naturais, e o Pico do Papagaio, a 1260m de altitude - o ponto mais alto de Pernanbuco.
Sem dúvida um lugar que merece o olhar atento e cuidadoso de seu visitante!
E como se não bastasse, a cidade tem uma importância histórica enorme, tendo servido de abrigo ao bando de cangaceiros de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Visitei ainda o Museu do Cangaço, um dos únicos em PE dedicados a esse fenômeno histórico. Lá eles conservam armas, roupas, e objetos diversos utilizados pelos cangaceiros durante a existência de Lampião.
Que surpresa maravilhosa, Triunfo! Respirei cultura, folclore e beleza em um dia que me marcou profundamente!
Voltarei no Carnaval, com certeza, e pularei com os Caretas! Rs!
E, lá, já estarei com o meu gurizinho recém-nascido nos braços, que conhecendo bem a mãe e o pai que tem, será tal qual um folião muito do esperto! Rs!
Abraços "grávidos" de cultura e alegria!!!
"No Universo da Cultura o Centro está em toda parte" - Miguel Reale
Alice Beviláqua
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi Alice ... que delícia! Obrigada por compartilhar esta experiência! Que maravilha este museu vivo, melhor ainda poder fotografa-lo a fim de que suas imagens, seus símbolos cheguem um pouco mais longe. Parabenizo o Museu do Cangaço por permitir as fotografias ... o povo agradece ter o 'olhar' da graça ... :)
Bjos a vc duplo ser..rs..
Nossa!!!Já estamos nos programando para visitar essa maravilha...
Bjus Renata e Júnior
Postar um comentário