segunda-feira, 14 de julho de 2008

Caruaru (PE)







(Leandro) Percorri algumas cidades do interior de Pernambuco há 10 anos, em duas ocasiões. A primeira lançando o CD “João Pernambuco O Poeta do Violão”, acompanhado de 'bambas' do choro radicados em Recife como o bandolinista e arranjador Marco Cesar, Bozó, violão de sete cordas, e Dalva Torres, grande cantora pernambucana. O espetáculo era uma homenagem aos 50 anos de morte do compositor e tinha como repertório suas composições mais conhecidas como “Luar do Sertão”, “Cabôca de Caxangá”, “Sons de Carrilhões” e “Graúna”. Depois, percorri o mesmo circuito com o grande “Quinteto de Cordas da Paraíba”, formado por mestres do instrumento: Yerko Tabilo e Ronedilk Dantas, violino, Samuel Espinoza, viola, Nelson Campos, violoncelo, e Xisto Medeiros, contrabaixo. Nesta vez, nosso repertório eram as composições inéditas de João Pernambuco, arranjadas por compositores que tornaram-se notórios na época do ‘Movimento Armorial’, como Jarbas Maciel e Clóvis Pereira, por ocasião do segundo CD que gravei com as obras de João Pernambuco ("Descobrindo João Pernambuco").

Algumas as cidades que visitamos estão incluídas no roteiro do Sonora Brasil da Orquestra do Estado de Mato Grosso. Ontem nos apresentamos em Caruaru, no mesmo teatro do Sesc. Foi uma sensação estranha. Pensei que não voltaría mais para estas ‘bandas’ ... Mas eis que ... deparamo-nos com uma grande platéia, que lotava o teatro na noite de domingo, para ouvir composições do mestre Villa-Lobos, mais uma vez, por ocasião das homenagens a seus 50 anos de morte. O concerto aconteceu num clima leve, de muita descontração. O público reagiu sempre com entusiasmo e vibração. A TV Globo Caruaru estava presente e registrou todo o concerto para uma matéria especial. Os dois grandes jornais da cidade também deram amplo espaço de divulgação com ótimas matérias jornalísticas. Obrigado a todos pelo apoio e parabéns ao Sesc Caruaru pelo ótimo trabalho realizado.

Hoje de manhã, seguimos para Belo Jardim (PE).

21 comentários:

Anônimo disse...

Assisti a apresentação de vocês gostei bastante. Pena que o tempo foi pouco, espero que voltem a se apresentar novamente em nossa cidade, em nova turnê.

Valdinie Mendes
val_20.melo@hotmail.com
Rua Anotonio Crlos Ribeiro de Andrade
Caruaru - PE
telefone: 81 96090457

Anônimo disse...

Parabéns pela apresentação, fiquei encantado, a cada música uma emoção diferente.Continuem assim levando a emoção ao público, para que a sociedade saiba o que realmente é música no lugar de dar valor a essas letrinhas de mal gosto e dizem que é o máximo.

Adalberto
betinhomanoel@hotmail.com
Rua bahia, 192, divinópolis
Caruaru - PE
081 - 9178-3054

Anônimo disse...

Prezados músicos.

Coisas como esta que presenciei no dia 13/07 aqui em Caruaru nos fazem nos orgulhar mais de ser brasileiro, de ter uma música propria. Quero parabenizar a Orquestra do Estado de Mato Grosso e dizer que parecia que eu estava ouvindo Villa-Lobos em CD na tranquilidade do meu quarto. Ao vivo é bem melhor!!!

Um grande abraço.

Erivaldo de Melo
meloerivaldo@hotmail.com
Rua Alferes Jorge 581 Indianopolis
Caruaru - PE
Telefone: 81-37196852

Catarina Bezerra disse...

Meu nome é Catarina, tenho 14 anos.

Primeiramente eu queria parabenizar a vocês da orquestra. Pois, aqui em Caruaru é difícil termos algo diferente do forró, até porque o nome já diz : "A capital do Forró". Mas nós precisamos também de uma cultura aberta, e de uma música realmente BOA. E, bom fiquei encantada. Já tinha escultado muito Villa-Lobos. Pois em 2006 abriu aqui em Caruaru uma escola de música(não era bem um conservatório)e eu estudei um pouco a teoria musical, a flauta e o violão, até o fim do ano passado. A nossa professora sempre nos falava muito de Villa- Lobos e sempre colocava várias músicas dele para escutarmos. Infelizmente por falta de alunos a escola fechou. Então este ano eu esperava ansiosamente que houvesse alguma coisa na área da música aqui na cidade. E.. na verdade é bem melhor escultar Villa- Lobos ao vivo. :) Espero que vocês possam voltar novamente, em breve!

Abraços. E obrigada. :D

Anônimo disse...

Queridos, ADOREIIIIIIIIIIII a apresentação, me senti em estado de graça por ter ido ao teatro do SESC na noite do dia 13 de Julho de 2008. Eu talvez pudesse ter ido a outro lugar e aí sim hoje quando passou na TV local a reportagem e eu presenciei no consultório médico, onde estava, um ar de "eu não sabia" ou " devia ter ido" me senti orgulhosa e especial por ter escolhido ver vocês PARABÉNS a orquestra é linda o maestro é inteligente e não é que hoje eu fui a uma loja e comprei um disco de chorinhos só por ter uma música de João Pernambuco ele falou e eu me empolguei... Boa sorte!!!!!!!!!!! Quando vocês vierem eu vou atrás.

Anônimo disse...

Um momento belíssimo e um Maestro às vezes decontraído. Fiquei feliz, pois a Orquestra veio até nós, com um repertório bem brasileiro, coroado com um final bem pernambucano. Parabéns. Desejo a vocês muita sabedoria, para continuar esse trabalho tão bonito.

Anônimo disse...

Um momento belíssimo e um Maestro às vezes descontraído. Fiquei feliz, pois a Orquestra veio até nós, com um repertório bem brasileiro, coroado com um final bem pernambucano. Parabéns. Desejo a vocês muita sabedoria, para continuar esse trabalho tão bonito.

Hudson Marques disse...

Parabéns ao maestro e à orquestra pela belíssima apresentação do dia 13 de Julho, no Sesc, Caruaru, pois sabemos que tocar Villa Lobos não é fácil, com suas harmonias dissonantes e inconstâncias rítmicas típicas da música erudita moderna. Foi uma noite de domingo muito especial para aqueles que tiveram a honra de ouvir esse mestre brasileiro.

Unknown disse...

Simplesmente Belo! Caruaru se orgulhou em receber a orquetra do MT!
Ouvir Villa-Lobos � um d�diva dos c�us!

Parab�ns pelo trabalho!

Anônimo disse...

A Orquestra estava maravilhosa em sua apresentação. Foram momentos de júbilo.É louvável a iniciativa de trazer a música clássica à vida das pessoas, e divulgá-la.
Parabéns a todos que proporcionaram este deleite.
Sucesso a todos.

Anônimo disse...

A Orquestra estava maravilhosa em sua apresentação. Foram momentos de júbilo.É louvável a iniciativa de trazer a música clássica à vida das pessoas, e divulgá-la.
Parabéns a todos que proporcionaram este deleite.
Sucesso a todos.

Anônimo disse...

Parabéns pela belíssima apresentação de vocês em Caruaru. Quero registrar que também foi muito salutar intercalar as apresentações do concerto com explicações sobre a obra de Villa-Lobos dadas pelo maestro. Ouvir boa música faz bem aos ouvidos e ao coração. Esperamos ansiosos pelo próximo concerto.

Anônimo disse...

A apresentação da orquestra em Caruaru foi, em síntese, a demonstração de "para que os nossos ouvidos foram feitos". Como admiradora de Villa-Lobos, e nova admiradora da Orquestra do Mato Grosso, aguardarei ansiosa pelos próximos concertos. Obrigada pela emoção ímpar que nos proporcionaram.

Barbalho Pontes disse...

Nesta noite de domingo fomos agraciados com uma apresentação única, daquelas que infelismente não vemos com muita frequência... Felismente temos o SESC com esses projetos maravilhosos. SONORA BRASIL e PALCO GIRATÓRIO. Parabéns a todos os integrantes da Orquestra do Mato Grosso!!!

Anônimo disse...

Olá pessoal, assisti à apresentação de vocês domingo-13 aqui em Caruaru, foi simplismente MARAVILHOSO.
Espero que voltem mais vezes aqui à nossa cidade.
Parabéns a todos e parabéns ao maestro Leandro por estar entre os dez melhores da música clássica da década.
Se já tem, queria saber; senão porque não gravam um DVD e fazem uma turnê de seu lançamento em todo o Brasil e com certeza aqui também informando onde podemos comprar ou trazem para vender, quando na apresentação.Caso tenham algum DVD gravado queria saber como conseguir.
Conhecia a história e a importância de Villa Lobos, más não as suas músicas, fiquei feliz de conhecer um pouco através do trabalho de vocês.
Um abraço a todos, sucesso sempre e boa sorte....

Evandro
evandroaf@bol.com.br
2ª travessa Davi Campista, 79 a , bairro Santa Rosa
Caruaru - PE
0-81-96067739

Anônimo disse...

Assisti a uma apresentaçao aqui em caruaru e gostei bastante... espero ver mais vezes... mt sucesso para todos... abraço

Samara Lacerda
sama_lacerda@hotmail.com
Caruaru - PE

Anônimo disse...

Boa noite! Até que fim encontrei o site , vasculhei bastante, pois não peguei ontem.Quero parabenizá-los pela belíssima apresentação, volte mais vezes, estas cidades aqui no interior de Pernambuco são muito carentes de apresentações desse nível. É muito bom para o espírito, música faz muito bem, são instantes inesquecíveis, não só pelo valor , pela a importância da música, mas também pela dimensão de um Projeto desta natureza. Eu acho que os governos, as instituiçoes deveriam, ou melhor tem obrigação de apoiar e levar aos lugares mais distante trabalhos, projetos deste porte. Bem muito obrigado de terem incluído Caruaru nesta rota maravilhosa de vocês. Obrigada por ter nos dado esta oportunidade de vê-los aqui em nossa cidade. Um grande abraço !

Nadja Farias
nadjafariasmelo@hotmail.com
Rua vasco fernandes coutinho,47 Mauricio de nassau
Caruaru - PE
81 – 99816220

Ay disse...

Emoção a flor da pele... vocês me levaram às lágrimas durante a execução da Bachianas 4... Fico muito feliz pela oportunidade de sentir os efeitos do "poder" da música e toda a sua grandiosidade. Acho que parabéns é algo muito comum para se dizer. Mas , com toda certeza, sintetiza todo o respeito e admiração que o trabalho de vocês nos inspira...

Muito obrigada pelos momentos felizes que vocês nos proporcionaram !!!!

Boa sorte em toda a turnê!!! E muito sucesso a todos!!!!

Anônimo disse...

Agrade�o a todos os comentarios!
Jo�o Paulo
Violino...

Anônimo disse...

Eu vi a apresentação de vocês e adorei achei lindo D+ !!! amei o repertório...
aprendo sax tenor na banda comercial de caruaru, com o maestro Normando Menezes..
adoro música por isso estou estudando, faz 2 anos que aprendo só que ainda falta muito para eu tocar bem !!! Meu professor me ensina tudo que presiso. Tenho 17 anos e estou no 3º ano do ensino medio, pretendo fazer vestibular de musica !!!
queria saber como faço para tocar em uma orquestra ?
é dificil conseguir uma vaga ?
então, por enquanto é so isso que quero saber ...
obg pela ateção !

Juliana
juli_gata_6@hotmail.com
Caruaru – PE
(81) 87516454

Anônimo disse...

A Orquestra do Mato Grosso é uma das melhores orquestra do Brasil! Obrigado pela apresentação no Sesc Caruaru, com seus "MÚSICOS" maravilhosos e um MAESTRO que emociona todo público com sua educadíssima regência e aula sobre a vida desse MÚSICO IMORTAL que é VILLA-LOBOS. Que DEUS ilumine sempre o caminho de todos vocês.

Aquiles de Caruaru

Aquiles Lima de Mendonça
aquileskita@hotmail.com
rua Alcides Simões de Azevedo
Caruaru - PE
telefone: 81 91585569