segunda-feira, 14 de julho de 2008

Surubim (PE)

(Leandro) Acabamos de fazer um concerto em Surubim, cidade a 130 km do Recife, agreste pernambucano. A cidade é conhecida como a capital da vaquejada e terra natal de duas figuras históricas da cultura brasileira: Abelardo Barbosa, o “Chacrinha”, e o grande Capiba, compositor genial de frevos, maracatus e muita música de concerto (como a ‘Grande Missa Armorial’ e ‘Terra sem Lei’). Pela primeira vez no Sonora, fizemos um concerto no Hotel onde nos hospedamos. Muito interessante ... ao sair do quarto, me deparei com o público subindo as escadas para o salão do último andar do edifício. Que susto! Por outro lado, após terminar o concerto, bastou descer as escadas e ir direto para cama! Na verdade, o salão do Hotel é o melhor do local da cidade para espetáculos desta natureza e vem sendo amplamente utilizado pelo Sesc Surubim. Isso, até que uma unidade do Sesc seja construída na cidade ...

O público recebeu a Orquestra com muito carinho. Fomos honrados com a presença da viúva de Capiba, Zezita Barbosa, e várias autoridades locais. Conversei muito com o ex-prefeito da cidade que me disse que a ‘Sinfônica do Recife’ foi a última orquestra a se apresentar na cidade (há trinta anos)! Dava para sentir a fome de música dos cidadãos que foram prestigiar a Orquestra do Estado de Mato Grosso. Terra de tantos filhos ilustres e com uma rica tradição em música para banda (ambiente que gerou um compositor da envergadura de Capiba), Surubim merece maior atenção dos poderes públicos e privados tanto para a preservação de sua memória (não existe ainda um ‘Museu Capiba’ ou algo semelhante que possa presevar sua memória), como para o fomento de novos talentos.

Obrigado Avaci e toda Equipe do Sesc Surubim. Parabéns pelo trabalho realizado.

8 comentários:

Anônimo disse...

Poucas vezes se viu tanta empatia entre um Grupo do Sonora Brasil com a platéia presente em um concerto. Em meio a muitas festas na cidade de Surubim o público não se negou a comparecer ao salão de eventos do Cristal Hotel para assistir a um concerto que ficou marcado na história do SESC LER. O público era composto por escritores, músicos, pessoas da boa idade, políticos, médicos, atores e todos aqueles que já se dizem fiéis às ações culturais do SESC. Foi uma noite de muita alegria e euforia de uma platéia que aplaudia logo após cada música. O maestro Leandro Carvalho mostrou que sua jovialidade não atrapalha em momento algum a sua experiência. É como se os músicos estivessem encantados pela mão e pelas caras e bocas que o maestro fazia durante a condução da apresentação. A grande surpresa ficou para o final do concerto quando eles tocaram uma composição do músico surubinense CAPIBA. Eles nem sabiam que na platéia estava a senhora Zezita Barbosa viúva do mesmo. É interessante notar que o SONORA BRASIL tem um público fiel e cativo que a cada dia aumenta e nos faz acreditar que a música de qualidade sobrevive e supera as adversidades do teor musical das "composições de hoje". Neste ano tão especial de comemoração aos 50 anos da morte de Villa-Lobos o SESC Nacional não poderia ter escolhido um outro grupo para abrir o ano do Sonora Brasil. Abraço forte a todos vocês.

Se quiserem comentar...

Avaci Xavier
Técnico de Cultura
SESC LER Surubim

Anônimo disse...

É um privilégio para as populações das cidades do interior de Pernambuco assistirem a Orquestra de Mato Grosso,PARABÉNS A TODOS QUE FAZEM PARTE DESSE LINDO PROJETO QUE NOS ENRIQUECE CULTURALMENTE AO MESMO TEMPO QUE TOCA NOSSOS CORAÇÕES!

Liliane de Cássia
ldcassia@hotmail.com
Rua José Malaquias Guerra ,124
Surubim - PE
81-36341188/8196335083

Anônimo disse...

É um privilégio para as populações das cidades do interior de Pernambuco assistirem a Orquestra de Mato Grosso,PARABÉNS A TODOS QUE FAZEM PARTE DESSE LINDO PROJETO QUE NOS ENRIQUECE CULTURALMENTE AO MESMO TEMPO QUE TOCA NOSSOS CORAÇÕES!

Liliane de Cássia
ldcassia@hotmail.com
Rua José Malaquias Guerra ,124
Surubim - PE
81-36341188/8196335083

Anônimo disse...

É incrível a forma como a Orquestra consegue tocar no coração das pessoas que participam de suas apresentações,mesmo aquelas que não conhecem as obras de Heitor Vilas Lobos,conseguem se emocionar e na verdade se entregam a todo contexto apresentado.Além da belíssima apresentação realizada em minha cidade,Surubim,vocês de uma forma gentil homenagearam nosso grande representante cultural CAPIBA,foi maravilhoso...Agradeço a oportunidade de conhecê-los! PARABÉNS E MUITO SUCESSO!DEUS ACOMPANHE A TODOS!Ah não posso esquecer de informá-los que provavelmente ainda terei o prazer de encontrá-los em alguma dessas cidades do interior de Pernambuco onde irão se apresentar. um abraço carinhoso de uma admiradora da ORQUESTRA DE MATO GROSSO.

Liliane
ldcassia@hotmail.com
Rua José Malaquias Guerra ,124
Surubim - PE
081 - 36341188 /8196335083

Pepper Killer disse...

Surubim veio a ganhar com essa presença ilustre em nossa cidade! Em nome de todos que assitiram o concerto, estou aqui para agradecer a todos vocês que fazem parte da ORQUESTRA DO MATO GROSSO. Foi um lindo concerto, um dos mais belos que essa umilde cidade ja tenha visto!
MUITO OBRIGADO, e espero que voltem breve!
Beijos a todos, e que Deus acompanhe vocês em todas as viagens e projetos.
Muito sucesso nesta e em outras turnes.


Cleidiane Lima, atriz do Grupo Proscenio de Teatro do SESC de Surubim.

Pepper Killer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O Sonora Brasil tem como um dos objetivos formar ouvintes musicais. Nossa cidade vem se enriquecendo com as apresenta�es culturais do SESC, que permite-nos apreciar a apresenta�es culturais que nos renovam enquanto seres promotores de cultura. No meio desses modismos musicais fico impressionada com meus filhos de 13,10 e 7 anos que dentre tantas apresenta�es duas marcaram:Quadro Cervantes e a da Orquestra d0 Estado do Mato Grosso, estilos bem diferentes do que eles costumam ouvir. E, essas duas apresenta�es agu�aram o desejo deles em tocar instrumento musical. Parab�ns por contagiar um p�blico t�o diversificado como foi em Surubim.
Este momento foi inesquec�vel para meus pequenos!

Divaniedja Duda
Professora SESC Surubim

Unknown disse...

Divaniedja DudA, EU GOSTARIA DE ME COMUNICAR COM VC SOU PROFESSOR EM MATO GROSSO. E TAMBEM SOU DE SOBRENOME DUDA. EMAIL duda@hotmail.com