terça-feira, 1 de julho de 2008

Permanências e Ausências


(Carlos Gomes)

O concerto de Boa Vista foi realmente um sucesso. Não haviam lugares disponíveis para tanta gente( e olha que o auditório era bem grande) ... muitas cadeiras extras e gente sentada nas escadas , espalhadas em pé pelos corredores ... uma verdadeira aglomeração ansiosa em escutar a orquestra numa linda noite de sexta feira ... não precisa se dizer que o público nos acolheu de forma espetacular ... literalmente um “calor” e receptividade que engrandece a alma dos músicos e deixa uma excelente impressão deste extremo norte do nosso país.
Foi com esse espírito que desembarcamos em Manaus, afinal tratava-se da maior cidade da região , potência turística , dona de um dos mais espetaculares teatros de toda a América e casa de uma das grandes orquestras brasileiras ... uma verdadeira cidade cultural e com um público ouvinte formado. A programação do concerto para o distante bairro de Cidade Nova, particularmente vem de encontro com o principal objetivo do projeto Sonora Brasil que é a fomação de ouvintes, levar a orquestra para locais marginalizados e com pouco acesso a espetáculos desse cunho . Entretanto,para que esse objetivo se concretize é necessário que haja não só uma mobilização da comunidade por parte dos responsáveis em divulgar o concerto, mas também o entendimento da realidade social daqueles que ai vivem. O horário de 15 h do domingo ao meu ver se mostra completamente inviável . As pessoas costumam estar em suas casa neste período. Há também partidas de futebol sendo transmitidas pela TV , neste dia em especial havia a final da eurocopa. Do meu ponto de vista, me pareceria melhor um horário como o das 18 h quando o sol já estaria mais baixo e as pessoas poderiam chegar tranquilamente ao local e voltar cedo para suas casas ...não precisa se dizer que o público foi pequeno ... fica ai a sugestão!!!

.........................................

Passados mais de 2 meses de turnê fico me perguntando sobre o que permaneceu deste tempo todo ... às vezes nos encontramos distraídos mudando de cidade em cidade , fazendo de cada quarto nosso canto de refúgio provisório , encontrando prazer em olhar o novo , a vida diferente de cada local e das diferentes pessoas e não paramos para refletir ... deixamos muitas sementes por este país , algumas que renderão lindos ramos , flores , frutos , traduzidos em amizade e respeito que adquirimos das pessoas com as quais nos relacionamos e com as quais convivemos dia a dia . A ausência por mim sentida nestes dias não reflete a saudade de casa ou dos meus amigos , da minha família ... se traduz apenas pela figura querida do meu grande amigo Pedro ... a ausência da Primavera de Vivaldi dos finais dos concertos , das vozes do Silvio , do Go...(ele sabe quem é...rsrs) ... a simples ausência ...e que teremos que aceitar ao final desta empreitada ... ausência física que ameniza com a permanência do carinho , admiração, respeito e amizade que tenho e guardo para mim , e que se traduz agora indelével. Ampla recuperação a você amigo ... estamos aqui todos torcendo e te aguardando em Recife.

4 comentários:

Anônimo disse...

Pedro, vc mora no coração dessa turnê e de cada um de nós!!! Muita força, luz radiante! Vc é meu irmãozinho, amigo mais que querido!

Anônimo disse...

Ao Carlos, á Camila, Fernando, João, ,Pedro, Cadu, Alex, David, Leandro, Welinton, Zé, Jorge, Ricardo, Whatson, Willian, Alexandre, Luciano e Joselito. Essa é a primeira vez que tenho acesso a internet após minha saída do hospital, e me emociona ver que conheci pessoas tão especiais. É lógico que criei maior afinanidade com alguns, mas percebi isso quando estava só. Aprendi muito sobre quem sou, e devo esse aprendizado a algumas pessoas que me ajudaram em momentos difíceis. Sempre tentei ter um espírito de alegria, pois considero-me um privilegiado em poder participar desta turnê. Mas confesso que em alguns que passei, busquei forças nas pessoas queridas que nesta viagem eu conheci. Pessoas que se tornaram minha família, meu dia-dia.
Sou muito agradecido por ter novas amizades que, após Jequié, sei que leverei comigo por muito tempo.

Estou me recuperando, e se Deus quiser, dia 9 nos reencontraremos!

Abraços, e muita saudades de todos!


Pedro Visockas

Anônimo disse...

ah... á Alice tb!
Saudades de vc!

Anônimo disse...

Oi, Pedro! Que bom saber que você tá bem. O Zé sempre me dá notícias suas. A Clara tá te mandando um beijão com muita saudade! Mil beijos e até Pernambuco.